Vila Nova de Gaia vai ter videovigilância no Centro Histórico
Porto Canal
Vila Nova de Gaia vai passar a ter câmaras no Centro Histórico, tal como já acontece na cidade do Porto.
O memorando de entendimento entre a autarquia e o ministério da Administração Interna vai ser assinado esta sexta-feira à tarde.
De acordo com o documento a que o Porto Canal teve acesso, os objetivos que fazem parte deste acordo passam pela “promoção de todos os procedimentos com vista à instalação dos sistemas de videovigilância no concelho de Vila Nova de Gaia”, assim como pela “prossecução do diálogo com vista à implementação no Concelho da Vila Nova de Gaia dos instrumentos previstos na Estratégia Integrada de Segurança Urbana, com vista à redução de vulnerabilidades sociais, à prevenção da delinquência juvenil e à eliminação dos fatores criminógenos”.
Outro ponto que integra o memorando está relacionado com a "construção de imóveis para habitação a custos acessíveis para jovens militares da GNR", assim como o "desenvolvimento de minutas de protocolo", com vista à "atribuição de benefícios sociais aos militares da GNR e aos elementos da PSP que prestam serviço no concelho de Gaia".
Contactada pelo Porto Canal, a autarquia esclareceu ainda que, uma vez que se trata de um memorando de entendimento, “ainda não estão definidos com rigor os locais exatos onde a videovigilância vai ser instalada”, no entanto garante que as escolhas recaem naquelas que registam mais movimento de turistas como, por exemplo, o centro histórico, a Afurada, e o Jardim do Morro.
Já sobre o financiamento, a autarquia explicou ao Porto Canal que vai ser assegurado pelo Estado central, e que aquilo que será feito vai depender da verba disponível.
O Porto Canal tentou contactar ainda o ministério, mas não obteve mais informações.
Vila Nova Gaia vai seguir assim o exemplo da cidade do Porto que já tinha anunciado a implementação de um novo sistema de câmaras, que serviria para reforçar as medidas de segurança na Invicta. São 79 câmaras de videovigilância que já começaram a ser instaladas.