Requalificação do Matadouro. Segunda fase das obras já arrancou

Requalificação do Matadouro. Segunda fase das obras já arrancou
| Porto
Pedro Benjamim

Arrancou nos últimos dias a segunda fase das obras de requalificação do antigo Matadouro de Campanhã. Neste segundo passo da empreitada está contemplada a construção.

Fonte da construtora destacou ao Porto Canal a complexidade da obra, devido à passagem superior pela VCI, além do envolvimento de várias entidades no projeto, entre elas a Agência Portuguesa do Ambiente, a Metro do Porto, a Infraestruturas de Portugal e o Mercado Abastecedor.

No início de janeiro deste ano, o vereador com o pelouro do Urbanismo, Pedro Baganha, afirmava que está a ser cumprido o “cronograma normal dos trabalhos”.

A primeira fase das obras terminou em setembro de 2022, com a conclusão das demolições, terraplanagens, limpezas e sondagens revelava a Câmara do Porto à época.

 

O novo Matadouro

Porto Canal

O projeto consiste num edifício para acolher empresas, mas também reservas de arte, museus, auditórios, restauração e projetos de coesão social. Dos cerca de 26 mil metros quadrados, a reconversão prevê a utilização de cerca de 20.500 metros quadrados. Destes, 12.500 metros destinam-se a espaço empresarial, a ser explorados pela Mota-Engil, e o restante a espaços a serem explorados pelo município.

“Da área total, 60% será para negócios e vamos reservar 40% para nós. O que queremos fazer ali? Em primeiro lugar, arte pública, a Galeria Municipal”, explicava Rui Moreira, em junho de 2022.

O investimento de mais de 40 milhões de euros será integralmente assegurado pela Mota-Engil e no final dos 30 anos da concessão, o equipamento regressa à esfera municipal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.