Câmara de Lisboa garante que altar-palco foi adjudicado pelo melhor preço. Estrutura vai custar 4,2M€

Câmara de Lisboa garante que altar-palco foi adjudicado pelo melhor preço. Estrutura vai custar 4,2M€
| País
Porto Canal

Numa conferência de imprensa, a autarquia lisboeta garante ter adjudicado a estrutura para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ao melhor preço que surgiu entre as propostas apresentadas.

O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, revela que dos 21,5 milhões de euros que vão ser gastos no Parque-Tejo, zona onde vai ser instalada a estrutura, “19 milhões ficarão para a cidade”. Ou seja, a JMJ trará uma despesa de 2,5 milhões. Com estas contas, o valor do altar está incluído no valor que ficará para Lisboa, no entanto esta estrutura foi desenhada de acordo com as especificações que “corresponde a um pedido do promotor do evento”, disse Filipe Anacoreta Correia, acrescentando que “a Fundação JMJ, em diálogo com a Santa Sé, estabeleceu um conjunto de requisitos”.

O ‘vice’ da Câmara de Lisboa disse também que haverá mais de 2 mil pessoas em palco. Entre eles mil bispos, o coro e a orquestra. O palco será elevado a nove metros do chão para ser visível em todo o terreno, com cerca de 100 hectares.

O altar-palco deverá estar pronto entre maio e junho, de acordo com o vice-presidente.

Anacoreta Correia garantiu ainda que o ajuste direto foi feito após terem sido consultadas sete empresas. A Mota-Engil foi a escolhida por ter sido “a empresa que apresentou a melhor proposta em todas as fazes do procedimento”, ao fim de três rondas de consultas.

A Câmara de Lisboa celebrou, a 13 de janeiro, um contrato por ajuste direto no valor de 4 milhões e 240 mil euros para a construção do Altar-Palco no Parque Tejo-Trancão, no âmbito das Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa, que acontece a cada dois ou três anos, entre julho e agosto.

Lisboa foi a cidade escolhida em 2019 para acolher o encontro de 2022, que transitou para 2023 devido à pandemia de covid-19.

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.