Câmara de Lisboa garante que altar-palco foi adjudicado pelo melhor preço. Estrutura vai custar 4,2M€

Câmara de Lisboa garante que altar-palco foi adjudicado pelo melhor preço. Estrutura vai custar 4,2M€
| País
Porto Canal

Numa conferência de imprensa, a autarquia lisboeta garante ter adjudicado a estrutura para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ao melhor preço que surgiu entre as propostas apresentadas.

O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, revela que dos 21,5 milhões de euros que vão ser gastos no Parque-Tejo, zona onde vai ser instalada a estrutura, “19 milhões ficarão para a cidade”. Ou seja, a JMJ trará uma despesa de 2,5 milhões. Com estas contas, o valor do altar está incluído no valor que ficará para Lisboa, no entanto esta estrutura foi desenhada de acordo com as especificações que “corresponde a um pedido do promotor do evento”, disse Filipe Anacoreta Correia, acrescentando que “a Fundação JMJ, em diálogo com a Santa Sé, estabeleceu um conjunto de requisitos”.

O ‘vice’ da Câmara de Lisboa disse também que haverá mais de 2 mil pessoas em palco. Entre eles mil bispos, o coro e a orquestra. O palco será elevado a nove metros do chão para ser visível em todo o terreno, com cerca de 100 hectares.

O altar-palco deverá estar pronto entre maio e junho, de acordo com o vice-presidente.

Anacoreta Correia garantiu ainda que o ajuste direto foi feito após terem sido consultadas sete empresas. A Mota-Engil foi a escolhida por ter sido “a empresa que apresentou a melhor proposta em todas as fazes do procedimento”, ao fim de três rondas de consultas.

A Câmara de Lisboa celebrou, a 13 de janeiro, um contrato por ajuste direto no valor de 4 milhões e 240 mil euros para a construção do Altar-Palco no Parque Tejo-Trancão, no âmbito das Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa, que acontece a cada dois ou três anos, entre julho e agosto.

Lisboa foi a cidade escolhida em 2019 para acolher o encontro de 2022, que transitou para 2023 devido à pandemia de covid-19.

+ notícias: País

Euromilhões. Segundo prémio a caminho de Portugal

Há um apostador sortudo em Portugal que acertou cinco números e uma estrela no Euromilhões, garantindo assim o segundo prémio, que ascende a 250 mil euros, segundo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ameaça ligada à extrema-direita em Portugal aumentou em 2023 

Portugal registou em 2023 um agravamento da ameaça ligada aos extremismos políticos, sobretudo de extrema-direita, com a retoma da atividade de organizações neonazis e identitárias, indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

Terça-feira de sorte grande? Confira a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e as estrelas que compõem a combinação vencedora do sorteio do Euromilhões desta terça-feira.