Jornada Mundial da Juventude. Costa diz que é "um grande projeto internacional", apontando que orçamento global é conhecido

Jornada Mundial da Juventude. Costa diz que é "um grande projeto internacional", apontando que orçamento global é conhecido
| País
Porto Canal

António Costa está, esta quarta-feira, em Castelo Branco no decorrer da iniciativa 'Governo Mais Próximo'. Interpelado pelos jornalistas sobre o altar-palco das Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cujo valor ascende aos 4 milhões de euros, o primeiro-ministro não aprofundou o caso, que tem gerado polémica, realçando que "Portugal não é Lisboa". Ainda assim, o líder do executivo frisou que se trata de "um grande projeto internacional, que mobiliza todo o país". 

"O que é importante hoje é centrar aqui em Castelo Branco", referiu o primeiro-ministro, focando a sua atenção no interior do país. 

Ainda assim, António Costa sublinhou que este é grande projeto internacional, que mobiliza todo o país, acrescentando que a distribuição "entre aquilo que é comparticipado pelo Estado e aquilo que é por outras entidades" já está acordado.

Recorde-se que a Câmara de Lisboa celebrou, a 13 de janeiro, um contrato por ajuste direto no valor de 4 milhões e 240 mil euros para a construção do Altar-Palco no Parque Tejo-Trancão, no âmbito das Jornada Mundial da Juventude. O valor supera o limite legalmente previsto para ajustes diretos, mas uma excepção à lei incluída no Orçamento do Estado para 2023, que visa única e exclusivamente os contratos celebrados no âmbito da JMJ, permite.

O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, disse que o palco terá capacidade para mais de 2 mil pessoas. Entre eles mil bispos, o coro e a orquestra. O palco será elevado a nove metros do chão para ser visível em todo o terreno, com cerca de 100 hectares.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.