Jornada Mundial da Juventude: Papa agradece às famílias portuguesas que vão acolher participantes

Jornada Mundial da Juventude: Papa agradece às famílias portuguesas que vão acolher participantes
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Papa Francisco agradeceu esta quara-feira às famílias portuguesas que vão receber jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude, afirmando que vai ser uma oportunidade de provar que se pode ser cristão "de outra maneira, com outra cultura".

Numa mensagem em vídeo divulgada pela organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023), o pontífice reconhece os "incómodos" que as famílias vão sofrer com a receção e acolhimento dos jovens, mas assegurou que a experiência será "uma semente de universo, de olhar para o horizonte mais além dos (...) pequenos limites, das (...) pequenas fronteiras", sejam de índole geográfica, cultural ou espiritual.

"A vossa casa vai aumentar, ser maior. Vão ter hóspedes jovens junto com os vossos filhos, com os vossos parentes jovens, e vão tê-los todos em casa. Isto vai revolucionar tudo um pouco. Se quisermos falar em termos burgueses, vai ser um incómodo", afirmou o Papa.

Porém, Francisco está certo de que as famílias o fazem "com o coração grande, não apenas para servir, que já é uma grande coisa, mas também para se abrirem a outros jovens e outras culturas, a um outro modo de ver a vida".

Estes jovens poderão "levantar problemas, incómodos e dar trabalho em vossa casa, mas vão deixar sementes de outra cultura, vão deixar a semente de outro ponto de vista, vão questionar cada um de vós em tantas coisas que tomavam por certas e que agora veem que, noutro lado, podem ser feitas de outra maneira. Vão universalizá-los", disse o chefe da Igreja Católica neste vídeo dirigido às famílias portuguesas.

Na mensagem, o Papa disse, também, que o "universo cultural" vai entrar em casa destas famílias através dos jovens, e vai sair, depois, com a experiência vivida, o que, nas anteriores jornadas tem levado os jovens a dizerem que "a experiência mais rica foi a da família que os recebeu".

O Papa Francisco exortou hoje os jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa a que "abram o coração a outras culturas" e a que "aprendam a olhar para o horizonte, a olhar para mais além".

Na passada sexta-feira, também numa mensagem em vídeo o pontífice sublinhou o facto de haver já 400 mil jovens inscritos para o encontro a realizar em Lisboa, afirmando que se alegra "que tantos jovens venham porque necessitam de participar".

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.