“Estou escandalizado”, diz padre Lino Maia sobre custo do altar-palco da JMJ

| País
Porto Canal

Construção da estrutura para receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai custar 4,2M€.

Padre Lino Maia, o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) mostra-se incrédulo quanto ao custo do altar-palco. “Estou escandalizado com a situação. Nós, portugueses somos anões e queremos mostrar que somos gigantes”, atirou Lino Maia.

Na Manhã Informativa do Porto Canal, o presidente da CNIS realça que “o grande acontecimento vai ser a grande concentração de jovens e os jovens certamente que não quererão, não precisarão de grande espavento”, reforçando a ideia de que não são necessários luxos para a JMJ.

Lino Maia atira ainda que “se houvesse sobriedade em todo este processo, nas infraestruturas, eu penso que seríamos exemplares e então aí é que seríamos gigantes”, realça o padre referindo-se ao orçamento do altar-palco.

Segundo a informação disponibilizada no Portal Base da contratação pública, “a construção foi adjudicada por 4,24 milhões de euros (mais IVA)", somando-se a esse valor "1,06 milhões de euros para as fundações indiretas da cobertura”.

O orçamento da igreja para a Jornada Mundial da Juventude ainda não está fechado, mas será divulgado nos próximos dias, tendo já um valor provisório superior a 80 milhões de euros, adiantou esta quinta-feira o bispo coordenador do evento.

A JMJ é o maior encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa, que acontece a cada dois ou três anos, entre julho e agosto. É considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.