Militares da GNR impedidos de tirar férias devido à Jornada Mundial da Juventude

Militares da GNR impedidos de tirar férias devido à Jornada Mundial da Juventude
| País
Porto Canal / Agências

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) lamentou esta quinta-feira que apenas 6% do efetivo da Guarda Nacional Republicana possa tirar férias entre 26 de julho e 09 de agosto devido à Jornada Mundial da Juventude que contará com a presença do Papa Francisco.

Em comunicado, a APG explica que as normas internas determinam que apenas 20% do efetivo possam gozar férias em simultâneo quando ocorre um evento de grande dimensão, mas a necessidade de policiamento de iniciativas como aquela que vai ocorrer em Lisboa entre 01 a 06 de agosto exige que apenas 6% dos militares da GNR possam gozar férias.

Como exemplo, a APG indica que num local com 20 militares de serviço “apenas um poderá estar de férias”.

Para a APG, esta postura revela “um profundo desrespeito pelos profissionais que, regressando-se ao passado ficam assim na mão da instituição, que não lhes reconhece o direito da gestão da sua própria vida pessoal e familiar”.

“As férias são um direito e as datas, em setor nenhum, podem ficar exclusivamente ao critério da entidade patronal. É injustificável o número de eventos considerados como sendo de grande dimensão, da mesma forma que temos as maiores dúvidas que as Jornadas Mundiais da Juventude justifiquem o empenho de quase todo o efetivo do território nacional”, sublinha ainda a APG.

Também a PSP já deu instruções aos polícias que as férias vão ficar suspensas entre 24 de julho e 07 de agosto devido à Jornada Mundial da Juventude.

A Jornada Mundial da Juventude, considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 01 e 06 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas, e contará com a presença do Papa Francisco, o qual também deverá deslocar-se a Fátima.

+ notícias: País

Perto de 250 salvamentos nas praias portuguesas nos últimos três dias

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) fez um total de 249 salvamentos nas praias sob sua jurisdição entre sexta-feira e domingo, período em que se registou também o desaparecimento de três pessoas em contexto balnear, foi esta segunda-feira anunciado.

Nova taxa na fatura da eletricidade entra em vigor este mês

Na fatura de eletricidade relativa ao mês de abril os consumidores vão pagar uma nova taxa, avança o Expresso esta segunda-feira. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicou o novo modelo de financiamento da tarifa social, em que esta taxa servirá para pagar parte da tarifa a quem ganha menos.

Receitas do alojamento turístico sobem 11% para 506,7 milhões de euros até fevereiro

Os proveitos totais do setor do alojamento turístico cresceram 11,2% e os relativos a aposento aumentaram 10,8% até fevereiro em termos homólogos, atingindo 506,7 milhões de euros e 367,5 milhões de euros, respetivamente, divulgou o INE.