Consumo de droga no Porto. Rui Moreira pede nova legislação para o consumo

| Porto
Porto Canal

O Presidente da Câmara Municipal do Porto quer ver alterada a lei para o consumo de droga em determinadas zonas da via pública. Perante os cenários que vivenciou na manhã desta segunda-feira, o autarca da cidade Invicta entende que só com uma mudança da lei e um agravamento das penas para o tráfico se pode conter o problema que afeta várias áreas da cidade.

Numa visita ao liceu francês, no Porto, Rui Moreira tomou conhecimento da realidade que funcionários vivem diariamente. “Todas as manhãs, andamos com todo o cuidado, a recolher material com sangue que é atirado para o interior da escola”, contou um funcionário do liceu a Rui Moreira.

"A mesma coisa se passa nas Condominhas. Lá, a população preparava-se, inclusivamente, para tomar medidas. Não queremos vingadores na cidade. Se acham que está tudo bem, que tenham coragem de vir cá dizer às pessoas que está. Não está. Não posso conformar-me com aquela situação", assegurou o autarca em declarações aos jornalistas.

“A criminalização não tem como objetivo castigar ninguém. Não há ninguém que esteja mais castigado do que um toxicodependente que está ali. Ninguém é mais castigado do que ele. A criminalização é para proteger uns dos outros”.

Esta segunda-feira, Rui Moreira desafiou o Parlamento a “encontrar soluções melhores do que a minha”, atirando que “é preciso ter uma lata muito descarada para conseguir dizer que é um sucesso. Aqui não é. É muito fácil dizer não criminalizem, mas, então, que haja, da parte do Estado, uma resposta efetiva”. No entanto, o autarca continua a criticar o Governo pela falta de ação. “Mas alguém vê o Estado tomar conta destas pessoas”, questionou Rui Moreira.
“É muito fácil estar no Parlamento e não compreender qual é o drama que aquelas pessoas vivem”, disse Rui Moreira.

Dessa forma, o autarca salientou que em Portugal falta uma retaguarda legal que proteja tanto as autoridades como quem é dependente. Rui Moreira destacou ainda que a descriminalização do consumo de estupefacientes não foi acompanhada de medidas sanitárias, sociais ou securitárias. 

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Câmara do Porto discute apoiar obras em residência da FAP na baixa da cidade 

A Câmara do Porto vota na segunda-feira a atribuição de um apoio à Federação Académica do Porto (FAP) para a realização de obras na residência universitária que, localizada na Rua da Banharia, abriu portas no início deste ano letivo.

Executivo do Porto discute acordo para avançar com obras na Escola Infante D. Henrique

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira celebrar um acordo com a Construção Pública para avançar com a transmissão dos direitos patrimoniais e o projeto de modernização da Escola Secundária Infante D. Henrique.