Combate ao tráfico de droga no Porto. MAI tem “vontade de cooperação” com autarquia

Combate ao tráfico de droga no Porto. MAI tem “vontade de cooperação” com autarquia
| Porto
Porto Canal / Agências

O ministro da Administração Interna garantiu haver “vontade de cooperação” entre Governo e câmara do Porto para solucionar o problema do tráfico de droga no bairro da Pasteleira, mas salientou que a solução está na prevenção.

“Para resolver o assunto estruturalmente tem que haver uma atuação na prevenção. Agora, é possível fortalecer e cooperar ainda mais entre o Governo e a Câmara Municipal do Porto e essa vontade de cooperação está expressa”, afirmou José Luis Carneiro, em Vila Nova de Gaia ao inicio da noite, à margem da assinatura de um memorando de entendimento entre o Ministérios da Administração Interna (MAI) e aquela autarquia do distrito do Porto.

O titular da pasta da Segurança foi confrontado com noticias de dão conta do aumento do tráfico de droga e da insegurança no bairro da Pasteleira, assegurando que o Governo fará “um combate sem tréguas ao tráfico de droga e aos traficantes”.

Esse combate será feito, apontou, “reforçando o policiamento”, medida que afirmou já ter sido colocada em prática e com resultados: “Em 2022 fizemos mais de 1800 patrulhas nessa zona sensível da cidade e em janeiro já foram efetuadas 70 detenções. Em outubro do ano que passou colocamos mais 180 polícias no comando metropolitano do porto, 50 desses policias para o patrulhamento de proximidade e o aumento do patrulhamento permitiu que tivéssemos realizado mais de 400 detenções em 2022”, disse.

No entanto, para José Luis Carneiro a resolução do problema do tráfico de droga não passa apenas pela ação policial e deu exemplos.

“Há dimensões do combate à droga que passam pela prevenção e a prevenção tem que ver, nomeadamente, com as questões de saúde pública, questões de vida, encaminhamento e rastreio e acompanhamentos dos cidadãos toxicodependentes”, referiu.

“Quando de destruiu o bairro de S. João de Deus julgava-se que se tinha posto fim à droga, depois, no Aleixo, julgava-se que se tinha posto fim à droga, afinal não foi o policiamento, a intervenção policial, não foi a destruição que pôs fim ao trafico de droga”, exemplificou

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Música, videomapping e fogo de artifício marcam as primeiras horas do 25 de Abril no Porto

Na noite desta quarta-feira, milhares de portuenses quiseram celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 no centro da cidade do Porto.

As comemorações do 25 de abril de 1974 no Porto. Confira os horários e locais

O centro da cidade do Porto vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.