Câmaras de videovigilância começam a ser instaladas no Porto

Câmaras de videovigilância começam a ser instaladas no Porto
Imagem arquivo
| Norte
Porto Canal

O previsto era que o novo sistema, que servirá para reforçar as medidas de segurança na Invicta, entrasse em funcionamento até ao final de 2022. As 79 câmaras de videovigilância ainda não estão a funcionar mas já começaram a ser instaladas.

Os locais ainda não foram revelados, nem se sabe exatamente como serão as novas câmaras de videovigilância que vão reforçar a segurança no centro da cidade do Porto. A Câmara Municipal do Porto e a Polícia de Segurança Pública preferem manter a reserva quanto à instalação e localização dos aparelhos, mas fonte da autarquia confirma ao Porto Canal que as câmaras já estão a ser instaladas entre o Marquês e a Ribeira. Depois da instalação, segue-se a fase de testes, só depois ficarão a funcionar em pleno, ininterruptamente, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A instalação e o funcionamento de um sistema de videovigilância no Porto foi aprovado pelo Ministério da Administração Interna em abril de 2022. O novo sistema abrange, sobretudo, as artérias e os espaços públicos da baixa da cidade do Porto. É proibida a captação de sons, exceto quando há indícios concretos de perigo para a segurança de pessoas, animais e bens.

Embora o executivo municipal tenha anunciado a instalação e o início do funcionamento até ao final de 2022, o sistema ainda não está preparado. A aquisição e manutenção do sistema de videovigilância do Porto foi adjudicada em outubro de 2022. O contrato, no valor de 795 471 euros foi celebrado com a “Soltráfego - Soluções de Trânsito, Estacionamento e Comunicações, S.A”. O contrato irá manter-se em vigor por um prazo máximo de três anos a partir da data da assinatura e prevê a implementação de 79 câmaras fixas, nomeadamente nas zonas da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.