O melhor marcador na história do FC Porto. Recorde o percurso de Fernando Gomes

| Desporto
Porto Canal

Depois de três anos a lutar contra um cancro, Fernando Gomes deixa um enorme legado no futebol português e no FC Porto. Foi um dos melhores avançados de todos os tempos e responsável por 355 golos em 452 jogos na história dos azuis e brancos.

Com 66 anos completados no passado dia 22 de novembro, Fernando Gomes iniciou o seu elo de ligação com o FC Porto aos 14 anos. Nessa altura, durante as férias de verão, foi de Rio Tinto ao Campo da Constituição a pé para participar nas captações do FC Porto.

Foi o melhor marcador do campeonato por seis vezes, sendo que em duas dessas épocas foi o melhor goleador de toda a Europa, merecendo as duas botas de ouro em 1983 e 1985.

“Bibota”deixou o FC Porto pela primeira vez em 1980, para representar o Sporting Gijón e marcar 16 golos em Espanha, durante duas temporadas condicionadas por problemas físicos. Fechou a carreira com duas temporadas e 38 golos ao serviço do Sporting. Pela seleção de Portugal, participou em 47 jogos, marcou 11 golos e esteve entre os convocados para o Europeu de 1984 e o Mundial de 1986.

Começou a sua história no FC Porto aos seis anos, quando o pai o inscreveu como sócio, e foi assim que nasceu o sonho de ser jogador de futebol.

“Viva o FC Porto”, foram as palavras de “Bibota” aquando da atribuição do ‘Dragão de Ouro”, no ano passado, como dirigente do ano.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.