Adeus “Bibota”. Funeral de Fernando Gomes este domingo, às 15h

Adeus “Bibota”. Funeral de Fernando Gomes este domingo, às 15h
| Desporto
Porto Canal

É o último adeus, não só da família portista, mas de todos os apaixonados pelo desporto-rei em Portugal.

Fernando Gomes, melhor marcador da história do FC Porto e “bibota” de ouro, morreu este sábado, aos 66 anos. O clube está de luto perante a perda de um dos seus maiores ídolos e despede-se esta tarde, às 15h, na Igreja de Santo António das Antas.

O “eterno bibota” jogou desde os escalões de formação do FC Porto e representou o clube em 13 épocas no escalão principal.

Nascido no Porto a 22 de novembro de 1956, Fernando Mendes Soares Gomes tinha 14 anos de idade quando, durante as férias de verão, foi de Rio Tinto ao Campo da Constituição a pé para participar nas captações do FC Porto. Não precisou de muitos minutos para impressionar António Feliciano – histórico treinador e formador de campeões azuis e brancos – e garantir uma vaga no plantel de juvenis a partir dos 15 anos. Apenas três anos mais tarde, aos 17, na primeira jornada do campeonato de 1974/75, estreou-se pela equipa principal e marcou os dois golos da vitória por 2-1 sobre a CUF.

Este sábado foi Jorge Nuno Pinto da Costa o primeiro a enaltecer todo o ‘portismo’ de “Bibota”, num momento em que não conseguiu esconder a emoção. “Deixou-nos um dos maiores portistas que conheci em toda a minha vida. Desde menino que o conheci nas camadas jovens, ele tinha um amor ao FC Porto que ultrapassava o normal. E toda a vida teve grande êxitos. Esteve ligado aos maiores êxitos do FC Porto", recordou o Presidente do FC Porto.

Também Sérgio Conceição falou da ligação ao futebol com Fernando Gomes, que começou quando tinha 17 anos. O treinador dos azuis e brancos afirmou que para além da relação que tinha com “bibota” no FC Porto, ouviu muitos conselhos de uma pessoa que considera “um ídolo neste clube”.

“O Fernando tinha a particularidade de me enviar sempre uma mensagem antes de todos os jogos”, recordou o técnico.

Do Qatar chegou a tristeza dos jogadores azuis e brancos, nomeadamente de Pepe, Otávio, Eustáquio e Diogo Costa, que partilharam uma homenagem nas redes sociais.

Por fim, a Câmara Municipal do Porto lembrou uma das figuras mais importantes da cidade, que a elevou através do futebol e do Futebol Clube do Porto.

 

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.