O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto
| Desporto
Porto Canal

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As provas nacionais de futebol começaram em 1921-22, durante os últimos anos da I República. Até ao arranque da Ditadura Militar foram disputadas seis edições do Campeonato de Portugal que não resultaram em qualquer hegemonia: o FC Porto ganhou duas, o Sporting, a Olhanense e o Marítimo venceram uma cada um.

O cenário mudou bastante durante os 48 anos que se seguiram ao golpe de 28 de maio de 1926. Começou por imperar algum equilíbrio, até que a partir da década de 1940 os vencedores das provas nacionais passaram a ser esmagadoramente os maiores clubes de Lisboa. O Benfica, que antes da ditadura não tinha vencido qualquer troféu, ganhou 40, incluindo dois internacionais. O Sporting conquistou 27 (um internacional). Já o FC Porto ficou-se pelo dez. Note-se que o Belenenses amealhou seis títulos, o que significa que o palmarés do maior clube da Invicta durante estas quase cinco décadas estava mais próximo do do clube do Restelo do que do dos outros rivais da capital.

O 25 de abril de 1974 marca uma viragem na história do país que teve um profundo impacto desportivo. Nos últimos 50 anos o FC Porto conquistou 72 troféus, o Benfica 44 e o Sporting 26. Visto de outra forma: até ao final de 1973/74, o FC Porto tinha menos de um quinto dos títulos de Benfica e Sporting juntos; desde essa temporada, ganhou mais do que os dois rivais somados. Os números não mentem: em democracia o futebol português virou a Norte e o FC Porto afirmou-se e consolidou-se como o clube nacional com mais sucesso.

+ notícias: Desporto

“Vamos fazer tudo por tudo”. SC Coimbrões quer levar Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões vai defrontar o Aliança de Gandra na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que acontece este domingo pelas 16h00 no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Golo madrugador nos sub-19 do FC Porto

O FC Porto colocou-se em vantagem no encontro frente ao Famalicão para o Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Gil Martins converteu a grande penalidade que inaugurou o marcador do miniestádio do Olival aos 7 minutos.

FC Porto: Regresso ao trabalho na terça-feira

O FC Porto regressa ao trabalho esta terça-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.