Desaparecimento de Fernando Gomes tocou todos os cantos do mundo e do futebol português

| Desporto
Porto Canal

Este sábado foi Jorge Nuno Pinto da Costa o primeiro a enaltecer todo o ‘portismo’ de “Bibota”, num momento em que não conseguiu esconder a emoção. “Deixou-nos um dos maiores portistas que conheci em toda a minha vida. Desde menino que o conheci nas camadas jovens, ele tinha um amor ao FC Porto que ultrapassava o normal. E toda a vida teve grande êxitos. Esteve ligado aos maiores êxitos do FC Porto", recordou o Presidente do FC Porto.

Também Sérgio Conceição falou da ligação ao futebol com Fernando Gomes, que começou quando tinha 17 anos. O treinador dos azuis e brancos afirmou que para além da relação que tinha com “bibota” no FC Porto, ouviu muitos conselhos de uma pessoa que considera “um ídolo neste clube”.

“O Fernando tinha a particularidade de me enviar sempre uma mensagem antes de todos os jogos”, recordou o técnico.

Tanto nos relvados como nos pavilhões fez-se sentir um minuto de silêncio nas diferentes partidas do Futebol Clube do Porto, como é o caso das equipas de voleibol e de basquetebol, bem como de futebol (Sub15).

Do Qatar chegou a tristeza dos jogadores azuis e brancos, nomeadamente de Pepe, Otávio, Eustáquio e Diogo Costa, que partilharam uma homenagem nas redes sociais.

Também o selecionador de Portugal, Fernando Santos, antigo técnico dos dragões, deixou uma mensagem para a família portista. Através de um vídeo publicado no site da Federação Portuguesa de Futebol, o treinador da equipa das Quinas mostrou-se num “momento de tristeza” pela partida e em nome da equipa deixou “os votos de pesar à família”.

A Seleção e a Federação Portuguesa de Futebol emitiram comunicados e homenagens através das redes sociais. Também a UEFA partilhou a mensagem de luto ao antigo internacional português, que marcou 14 golos com a camisola das Quinas. A Liga Portugal, através de Pedro Proença, enalteceu a figura maior do futebol nacional, que foi um dos seus maiores embaixadores, tanto dentro como fora do campo.

Já o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, manifestou as condolências ao FC Porto e a toda a família do ex-avançado que marcou gerações.

Por fim, a Câmara Municipal do Porto lembrou uma das figuras mais importantes da cidade, que a elevou através do futebol e do Futebol Clube do Porto.

Do lado azul e branco também Vítor Baía, Deco e Futre foram alguns dos muitos jogadores que lembraram Fernando Gomes.

Fernando Gomes partiu este sábado, aos 66 anos, e estas foram apenas algumas das muitas reações à morte do ex-avançado do FC Porto. É lembrado no Museu do FC Porto com uma braçadeira de capitão na estátua do eterno número nove.

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

Daymaro Salina: "A equipa está confiante de que vai ganhar"

O FC Porto “está confiante de que vai ganhar” e vai “surpreender” o Sporting de forma a impor ao líder “a primeira” derrota no campeonato no próximo sábado (20h00, Porto Canal/FC Porto TV). As palavras são do capitão, Daymaro Salina, que explicou que “o ponto forte tem de ser a defesa” e o apoio nas bancadas: “É um clássico, esperamos um pavilhão cheio para nos dar uma grande ajuda”. Os Dragões são segundos classificados com 35 pontos, menos quatro do que os lisboetas.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.