“Soube pelos jornais”. Empresa detentora do Terminal Campo 24 de Agosto nunca foi notificada do encerramento

| Porto
Porto Canal

A notícia foi avançada em primeira mão pelo Porto Canal apanhou de surpresa a empresa detentora do Terminal do Campo 24 de Agosto. A “Cidades e Variantes” diz ter sabido do encerramento do terminal “pelos jornais” e acusa a Transdev de abandono do espaço.

A notícia chegou à “Cidades e Variantes” pela comunicação social, a 14 de outubro. Tânia Correia, proprietária do Terminal do Campo 24 de Agosto, soube que a Transdev ia deixar o espaço, ainda que o contrato com a empresa de transportes só termine em 2029. “Durante cinco anos só tivemos um ano de descanso. Tivemos dois anos de obras na Fernão Magalhães, dois anos de pandemia e num mês encerram o meu negócio. O único problema aqui é que existe um terminal [intermodal de campanhã] que tem que funcionar, custe o que custar”, diz Tânia Correia, proprietária da empresa “Cidades e Variantes”.

Da Transdev, a proprietária diz nunca ter tido “um aviso formal”. A única reunião com a empresa aconteceu no dia 16 de novembro sem que o encerramento da operação a partir do Terminal do Campo 24 de Agosto tenha sido comunicado oficialmente. “Tive uma reunião com o CEO da Transdev Mobilidade que disse que por imposição da câmara iriam transferir toda a operação para o Terminal Intermodal de Campanhã. Informaram-me que estavam a ser obrigados porque a Câmara do Porto não quer o Campo 24 de Agosto aberto”, explica. “O que eles estão a fazer neste momento é um abandono do terminal. Sinto-me injustiçada e vou lutar pelos meus direitos”, acrescenta Tânia Correia.

Na altura da inauguração do Terminal do Campo 24 de agosto, em maio de 2017, Rui Moreira anunciava que o investimento privado iria aliviar “duas das artérias mais congestionadas da cidade” e que, por isso, o novo terminal iria resolver alguns problemas de trânsito na Invicta. Cinco anos depois, a operação é transferida para o TIC onde a autarquia promete “triplicar” a oferta na rede de transportes rodoviários.

O Porto Canal contactou a Transdev e a Câmara Municipal do Porto que ainda não prestaram esclarecimentos adicionais.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Música, videomapping e fogo de artifício marcam as primeiras horas do 25 de abril no Porto

Na noite desta quarta-feira, milhares de portuenses quiseram celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 no centro da cidade do Porto.

As comemorações do 25 de abril de 1974 no Porto. Confira os horários e locais

O centro da cidade do Porto vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.