“Soube pelos jornais”. Empresa detentora do Terminal Campo 24 de Agosto nunca foi notificada do encerramento

| Porto
Porto Canal

A notícia foi avançada em primeira mão pelo Porto Canal apanhou de surpresa a empresa detentora do Terminal do Campo 24 de Agosto. A “Cidades e Variantes” diz ter sabido do encerramento do terminal “pelos jornais” e acusa a Transdev de abandono do espaço.

A notícia chegou à “Cidades e Variantes” pela comunicação social, a 14 de outubro. Tânia Correia, proprietária do Terminal do Campo 24 de Agosto, soube que a Transdev ia deixar o espaço, ainda que o contrato com a empresa de transportes só termine em 2029. “Durante cinco anos só tivemos um ano de descanso. Tivemos dois anos de obras na Fernão Magalhães, dois anos de pandemia e num mês encerram o meu negócio. O único problema aqui é que existe um terminal [intermodal de campanhã] que tem que funcionar, custe o que custar”, diz Tânia Correia, proprietária da empresa “Cidades e Variantes”.

Da Transdev, a proprietária diz nunca ter tido “um aviso formal”. A única reunião com a empresa aconteceu no dia 16 de novembro sem que o encerramento da operação a partir do Terminal do Campo 24 de Agosto tenha sido comunicado oficialmente. “Tive uma reunião com o CEO da Transdev Mobilidade que disse que por imposição da câmara iriam transferir toda a operação para o Terminal Intermodal de Campanhã. Informaram-me que estavam a ser obrigados porque a Câmara do Porto não quer o Campo 24 de Agosto aberto”, explica. “O que eles estão a fazer neste momento é um abandono do terminal. Sinto-me injustiçada e vou lutar pelos meus direitos”, acrescenta Tânia Correia.

Na altura da inauguração do Terminal do Campo 24 de agosto, em maio de 2017, Rui Moreira anunciava que o investimento privado iria aliviar “duas das artérias mais congestionadas da cidade” e que, por isso, o novo terminal iria resolver alguns problemas de trânsito na Invicta. Cinco anos depois, a operação é transferida para o TIC onde a autarquia promete “triplicar” a oferta na rede de transportes rodoviários.

O Porto Canal contactou a Transdev e a Câmara Municipal do Porto que ainda não prestaram esclarecimentos adicionais.

+ notícias: Porto

Como chegar (e sair) do novo Terminal Intermodal de Campanhã?

Tendo sido inaugurado a 20 de julho deste ano, desde 22 de novembro que o novo terminal recebe toda a operação da Rede Expressos, o que leva a que, neste momento, cerca de 40 mil pessoas por dia cheguem, passem ou partam do TIC. Para alguns utilizadores mantêm-se, no entanto, as dúvidas quanto aos acessos e serviços disponíveis na nova infraestrutura da cidade do Porto.

Identificado o homem morto com extrema violência no centro do Porto

Um homem foi encontrado já sem vida no interior do estabelecimento comercial que detinha, no centro do Porto, na noite da passada sexta-feira. Os sinais de elevada violência no cadáver levaram a que o caso transitasse para a Polícia Judiciária.

Ponte da Arrábida com trânsito condicionado este sábado e domingo

O trânsito na Ponte da Arrábida vai estar condicionado nos dois sentidos, neste fim-de-semana, devido às inspeções programadas e que estarão a cargo do Laboratório Nacional de Engenhar Civil (LNEC), anunciou a Infraestruturas de Portugal.