Apesar da contestação, paragens de autocarro “invertidas” no Porto são para continuar

Apesar da contestação, paragens de autocarro “invertidas” no Porto são para continuar
| Norte
Porto Canal

Foi quando a chuva começou a espreitar que se fizeram sentir, em massa, as críticas às novas paragens de autocarro, que estão a ser instaladas pela Câmara do Porto desde junho.

Algumas paragens estão de costas para a estrada, outras têm os bancos inclinados e, de acordo com os utilizadores, nenhuma abriga da chuva.

No entanto, apesar das contestações, a Câmara do Porto garantiu ao Porto Canal que a construção das paragens continua e está agora na sua segunda fase, que inclui, nomeadamente, a implementação de mupis, que dará mais abrigo aos utilizadores.

No mês passado, o Porto Canal foi ouvir os passageiros, que contestaram o novo modelo das paragens: “Para apanhar o autocarro não dá muito jeito. Estamos de costas, às vezes distraídos, e não conseguirmos ver o autocarro chegar”, relatou um utilizadores, referindo-se a uma das várias paragens que está construída de costas para o passeio.

Outro problema relatado pelos utilizadores é a pouca cobertura do telhado: “tem que se usar guarda-chuva na mesma. Nem se pode estar sentado, porque basta chover que os bancos ficam todos molhados. O telhado não protege nada”.

No total serão construídas 650 novas paragens de autocarro, que deverão estar instaladas até ao final do primeiro trimestre de 2023.

A instalação destes novos abrigos resulta da assinatura dos contratos de concessão de mobiliário urbano da Autarquia, em março de 2022. De acordo com a Câmara do Porto, os novos equipamentos "oferecem maior conforto para os utilizadores, mais luminosidade e estão dotados com tecnologias de informação e apoio aos utentes da rede de autocarros da cidade".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.