Portuenses criticam substituição de paragens de autocarro em tempo de chuva

Portuenses criticam substituição de paragens de autocarro em tempo de chuva
| Porto
Porto Canal

A substituição das paragens de autocarro entre as zonas da Areosa e do IPO, na cidade do Porto, está a gerar uma onda de críticas. A população diz não compreender o timing dos trabalhos, que acontecem numa semana de chuva intensa.

Em frente ao Hospital de São João e sem local onde se abrigarem enquanto esperam pelo autocarro vários utilizadores da STCP comentam o processo de substituição das paragens. “Estão a fazer isto nesta altura do inverno… a tirar uma coisa que servia perfeitamente para esta quadra”, afirma um passageiro ao Porto Canal.

“Isto não tem condições nenhumas, não tem paragens, estamos aqui todos à chuva”, lamenta outra utilizadora. “É uma péssima altura”, “é muito desagradável”, afirmam ainda outros passageiros.

Um pouco mais à frente há, no entanto, portuenses um pouco mais otimistas. “Oxalá que resolvam isto o mais depressa possível porque as paragens sempre resguardam um bocado o frio e da chuva”.

Porto Canal

Contactada pelo Porto Canal, a Câmara Municipal do Porto explica que “os novos abrigos vão garantir melhorias significativas ao nível do serviço prestado”. Segundo a autarquia, as novas paragens ganham “em qualidade, ao nível do conforto e ao nível dos acessos às próprias paragens”.

Além disso, o município liderado pelo independente Rui Moreira afirma que o processo de substituição em curso vai “aumentar a quantidade de abrigos existentes na cidade”. Isto porque, quando foi assinado o contrato de concessão de mobiliário urbano da autarquia, em março de 2022, “estavam instalados 569 abrigos” e “no âmbito da nova concessão estão a ser instalados 650”, ou seja, existe “um incremento de perto de 100 novos abrigos nas paragens”.

Quanto ao processo de substituição, a autarquia explica que do total de abrigos, há 350 “cuja instalação se faz em simultâneo com a remoção do abrigo existente”, num processo que decorrerá até março de 2023.

Em comunicado enviado ao Porto Canal, a Câmara diz ainda que “a substituição dos abrigos não tem qualquer custo para o município”, uma vez que “a instalação dos novos abrigos e dos novos suportes publicitários está a ser executada pelos concessionários.

Porto Canal


De recordar que esta não é a primeira polémica a envolver as paragens de autocarro da cidade invicta. Quando começaram a ser instaladas surgiram também várias críticas dos passageiros, que não gostaram do facto da infraestrutura não ser virada para a estrada e de, em muitos, casos, ter um encosto e não um banco.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.