Novas paragens da STCP não servem pessoas com mobilidade reduzida no Porto. Utente descontente com a situação coloca cadeira em paragem com banco inclinado

Novas paragens da STCP não servem pessoas com mobilidade reduzida no Porto. Utente descontente com a situação coloca cadeira em paragem com banco inclinado
Twitter Francisco David Ferreira
| Porto
Porto Canal

Recentemente a Câmara Municipal do Porto disponibilizou aos portuenses novas paragens de autocarros. No entanto, os passageiros apesar de as considerarem modernas, estão descontentes com a instalação.

“Para apanhar o autocarro não dá muito jeito. Estamos de costas, às vezes distraídos, e não conseguirmos ver o autocarro chegar”, relatou um utilizador ao Porto Canal, referindo-se a uma das várias paragens que está construída de costas para o passeio. Outros contam que as paragens não os protegem da chuva e obrigam à utilização do guarda-chuva.

Relativamente aos bancos, alguns passageiros referem que há paragens cujos bancos são inclinados, permitindo apenas encostar, e não sentar. Dessa forma, esta situação coloca em causa os passageiros com mobilidade reduzida.

Estas condições têm levado à contestação de muitos utilizados nas redes sociais. No Twitter, Francisco David Ferreira, jornalista na ‘CNN Portugal’, divulgou uma imagem dessas paragens com bancos inclinados onde é possível ver a presença de uma cadeira.

Essa cadeira foi colocada por um passageiro que fez questão de deixar, escrito num aviso, que “serve para as pessoas com mobilidade reduzida descansarem enquanto esperam a chegada do autocarro”.

Além disso, é referido no aviso que a Câmara Municipal do Porto e a STCP foram alertados para a situação, mas “a resposta foi breve, informando que estava tudo bem e nada seria alterado”.

O autor deste aviso pediu que a todos os utentes da paragem em causa (paragem dos Castelos) que enviassem os seus protestos para ambas as entidades, visto que naquela zona existe um Centro de Saúde “que é visitado por muitos utentes entre os quais pessoas que têm dificuldade de se movimentarem”.

No total, são 650 as novas paragens de autocarro instaladas pela Câmara do Porto por toda a cidade.

A instalação destes novos abrigos resulta da assinatura dos contratos de concessão de mobiliário urbano da Autarquia, em março de 2022. De acordo com a Câmara do Porto, os novos equipamentos "oferecem maior conforto para os utilizadores, mais luminosidade e estão dotados com tecnologias de informação e apoio aos utentes da rede de autocarros da cidade".

+ notícias: Porto

Comerciante do Mercado do Bolhão apresenta queixa por difamação contra Rui Moreira

A presidente da associação Bolha de Água e comerciante de uma das lojas do Mercado do Bolhão apresentou uma queixa-crime por difamação contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, devido a declarações feitas numa reunião do executivo.

Cortejo da Queima das Fitas volta a encher de espírito académico as ruas do Porto

Na tarde desta terça-feira, o Cortejo da Queima das Fitas voltou a encher as ruas da Baixa do Porto com o espírito académico.

Receitas de transporte da STCP sobem mais de seis milhões de euros em 2023

As receitas de transporte da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) subiram 6,5 milhões de euros em 2023 para 51,7 milhões de euros "graças ao aumento de procura", divulgou esta terça-feira a empresa, após aprovação de contas.