Apesar da contestação, paragens de autocarro “invertidas” no Porto são para continuar

Apesar da contestação, paragens de autocarro “invertidas” no Porto são para continuar
| Norte
Porto Canal

Foi quando a chuva começou a espreitar que se fizeram sentir, em massa, as críticas às novas paragens de autocarro, que estão a ser instaladas pela Câmara do Porto desde junho.

Algumas paragens estão de costas para a estrada, outras têm os bancos inclinados e, de acordo com os utilizadores, nenhuma abriga da chuva.

No entanto, apesar das contestações, a Câmara do Porto garantiu ao Porto Canal que a construção das paragens continua e está agora na sua segunda fase, que inclui, nomeadamente, a implementação de mupis, que dará mais abrigo aos utilizadores.

No mês passado, o Porto Canal foi ouvir os passageiros, que contestaram o novo modelo das paragens: “Para apanhar o autocarro não dá muito jeito. Estamos de costas, às vezes distraídos, e não conseguirmos ver o autocarro chegar”, relatou um utilizadores, referindo-se a uma das várias paragens que está construída de costas para o passeio.

Outro problema relatado pelos utilizadores é a pouca cobertura do telhado: “tem que se usar guarda-chuva na mesma. Nem se pode estar sentado, porque basta chover que os bancos ficam todos molhados. O telhado não protege nada”.

No total serão construídas 650 novas paragens de autocarro, que deverão estar instaladas até ao final do primeiro trimestre de 2023.

A instalação destes novos abrigos resulta da assinatura dos contratos de concessão de mobiliário urbano da Autarquia, em março de 2022. De acordo com a Câmara do Porto, os novos equipamentos "oferecem maior conforto para os utilizadores, mais luminosidade e estão dotados com tecnologias de informação e apoio aos utentes da rede de autocarros da cidade".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.