TAP anuncia que já pagou os 122 milhões de euros em reembolsos aos clientes nos EUA

TAP anuncia que já pagou os 122 milhões de euros em reembolsos aos clientes nos EUA
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Porto Canal / Agências

A TAP afirma que os reembolsos a clientes dos Estados Unidos já foram pagos, no seguimento da multa aplicada pelas autoridades federais norte-americanas, de um milhão de euros, por viagens canceladas ou significativamente atrasadas desde o início da pandemia.

Em causa está uma multa aplicada pelo Departamento de Transportes dos EUA (DoT) a várias companhias aéreas, por atrasarem os reembolsos demasiado tempo, violando as regras de proteção ao consumidor.

A Tap Air Portugal foi condenada a pagar uma multa de um milhão de euros, relativa a reembolsos no valor de mais de 122 milhões de euros, segundo a informação divulgada pelas autoridades norte-americanas.

"Enquanto o nosso processo de reembolsos, na sua maioria manual, estava à altura da tarefa antes da pandemia, a nossa mão-de-obra reduzida em 90%, combinada com uma avalanche de pedidos de reembolso devido à Covid-19, significou que não fomos capazes de lidar atempadamente com os pedidos massivos e sem precedentes, que eram frequentemente complicados com reservas e sistemas de pagamento múltiplos", começa por explicar fonte oficial da TAP, em resposta escrita à Lusa.

A companhia aérea explica também que contratou pessoal adicional, assim que foi financeiramente capaz de o fazer, e investiu na "implementação de soluções automatizadas para facilitar os reembolsos, que já foram entretanto todos pagos e contabilizados".

"Levamos as regras do DoT muito a sério e estamos totalmente empenhados em cumpri-las. Fizemos esforços de boa-fé para processar reembolsos de clientes tão prontamente quanto possível durante as circunstâncias extraordinariamente desafiantes causadas pela covid-19", sublinhou a TAP.

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