TAP paga multa de um milhão de euros por viagens canceladas nos EUA

TAP paga multa de um milhão de euros por viagens canceladas nos EUA
| País
Porto Canal

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América anunciou na noite da passada segunda-feira que, além do reembolso, a TAP terá de pagar uma multa de mais de um milhão de euros por viagens canceladas nos EUA.

A notícia foi avançada pela agência Reuters dá conta que a companhia aérea portuguesa deveria ter reembolsado os passageiros num valor total de 122 milhões de euros. No entanto, tal situação não aconteceu, e agora a TAP terá de pagar de uma multa de um milhão de euros além do valor a reembolsar aos clientes afetados.

Tal como avança a agência de notícias, a companhia aérea portuguesa é uma das seis sancionadas pelos EUA com o objetivo de compensar "centenas de milhares de passageiros com voos cancelados ou alterados de forma significativa”. Em resposta, a TAP afirmou que enfrentou “uma avalanche de pedidos de reembolso”. Dessa forma, os balcões de atendimento ao público ficaram "rapidamente sobrecarregados" levando a que não houvesse capacidade de resposta a todas as queixas.

Além da TAP, outras cinco companhias aéreas foram sancionadas. A companhia aérea norte-americana Frontier Airlines é a que terá de pagar um maior reembolso, cerca de 215 milhões de euros.

Reajuste do plano de Inverno

Já no início do mês de novembro, a companhia aérea portuguesa informou ter de reajustar o plano de inverno, implicando o cancelamento de, em média, sete voos por dia, já a partir desta terça-feira e até 31 de dezembro.

Em comunicado, a TAP explicou que as ligações canceladas vão ser de menor ocupação “e para as quais existem várias alternativas disponíveis na rede TAP ou em companhias parceiras”.

"A TAP pede desculpas antecipadamente aos passageiros afetados, sabendo a importância que a época do Natal tem para todos os seus clientes, e está a desenvolver esforços para garantir que todos possam fazer as viagens que planearam sem contratempos", acrescentou a companhia aérea.

Também nos próximos dias oito e nove do mês de dezembro, está prevista uma greve dos tripulantes da companhia convocada pelo Sindicato Nacional Pessoal de Voo da Aviação Civil.

A estrutura sindical manifesta a “falta de respeito que a TAP tem vindo a ter perante os tripulantes” e os “sistemáticos atropelos” ao Acordo de Empresa em vigor e ao Acordo Temporário de Emergência.

+ notícias: País

Passageiro detido com 6,2 quilos de cocaína no aeroporto do Porto

Um passageiro proveniente do Brasil foi detido no aeroporto do Porto após terem sido detetados 6,2 quilos de cocaína “dissimulada na estrutura de uma mala de viagem” que transportava, anunciou a Autoridade Tributaria e Aduaneira. 

Chave Móvel Digital regista 33 mil ativações com biometria "em apenas um mês"

A Chave Móvel Digital registou, "em apenas um mês de funcionamento", 33 mil ativações com biometria, "tornando-se no principal canal de ativações, com 29% do total realizado", foi esta sexta-feira divulgado.

Combustíveis descem já na próxima semana

A próxima semana será marcada por uma descida no preço dos combustíveis. A informação é avançada pela CNN Portugal, que apurou os valores junto a uma fonte de mercado, tendo por base os preços internacionais dos produtos refinados e do petróleo.