TAP paga multa de um milhão de euros por viagens canceladas nos EUA

TAP paga multa de um milhão de euros por viagens canceladas nos EUA
| País
Porto Canal

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América anunciou na noite da passada segunda-feira que, além do reembolso, a TAP terá de pagar uma multa de mais de um milhão de euros por viagens canceladas nos EUA.

A notícia foi avançada pela agência Reuters dá conta que a companhia aérea portuguesa deveria ter reembolsado os passageiros num valor total de 122 milhões de euros. No entanto, tal situação não aconteceu, e agora a TAP terá de pagar de uma multa de um milhão de euros além do valor a reembolsar aos clientes afetados.

Tal como avança a agência de notícias, a companhia aérea portuguesa é uma das seis sancionadas pelos EUA com o objetivo de compensar "centenas de milhares de passageiros com voos cancelados ou alterados de forma significativa”. Em resposta, a TAP afirmou que enfrentou “uma avalanche de pedidos de reembolso”. Dessa forma, os balcões de atendimento ao público ficaram "rapidamente sobrecarregados" levando a que não houvesse capacidade de resposta a todas as queixas.

Além da TAP, outras cinco companhias aéreas foram sancionadas. A companhia aérea norte-americana Frontier Airlines é a que terá de pagar um maior reembolso, cerca de 215 milhões de euros.

Reajuste do plano de Inverno

Já no início do mês de novembro, a companhia aérea portuguesa informou ter de reajustar o plano de inverno, implicando o cancelamento de, em média, sete voos por dia, já a partir desta terça-feira e até 31 de dezembro.

Em comunicado, a TAP explicou que as ligações canceladas vão ser de menor ocupação “e para as quais existem várias alternativas disponíveis na rede TAP ou em companhias parceiras”.

"A TAP pede desculpas antecipadamente aos passageiros afetados, sabendo a importância que a época do Natal tem para todos os seus clientes, e está a desenvolver esforços para garantir que todos possam fazer as viagens que planearam sem contratempos", acrescentou a companhia aérea.

Também nos próximos dias oito e nove do mês de dezembro, está prevista uma greve dos tripulantes da companhia convocada pelo Sindicato Nacional Pessoal de Voo da Aviação Civil.

A estrutura sindical manifesta a “falta de respeito que a TAP tem vindo a ter perante os tripulantes” e os “sistemáticos atropelos” ao Acordo de Empresa em vigor e ao Acordo Temporário de Emergência.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.