Multa nos EUA mancha “mais uma vez imagem” da TAP, critica Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil

Multa nos EUA mancha “mais uma vez imagem” da TAP, critica Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil
| País
Porto Canal

Ricardo Penarróias, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, reagiu ao Porto Canal, na manhã desta terça-feira, relativamente aos reembolsos e à multa que a companhia aérea portuguesa terá de pagar a passageiros por viagens canceladas nos EUA. Em primeiro lugar, além do impacto financeiro que este valor vai ter nos cofres da empresa, Ricardo Penarróias alertou que esta situação vai manchar “mais uma vez a imagem da companhia”.

Em segundo lugar, o presidente do sindicato não se mostrou surpreendido com o pagamento deste valor. “Tem que ser pago, não há volta a dar”, frisou o sindicato.

Relativamente aos cancelamentos previstos nesta fase, o sindicato referiu que “advém da uniformização do espaço aéreo europeu”.

No início do mês de novembro, a companhia aérea portuguesa informou ter de reajustar o plano de inverno, implicando o cancelamento de, em média, sete voos por dia, já a partir desta terça-feira e até 31 de dezembro.

O presidente do sindicato questionou o “timing desta mudança”, visto que deveria ter sido feita “numa altura com menor tráfego aéreo e não nesta fase do pico das datas festivas”.

Outras cidades europeias fizeram esta “uniformização” em alturas com menos tráfego. Em Lisboa já ocorreu desde setembro. “A partir de meados de novembro irá ocorrer em Marselha” e tudo isto “vai ter impacto nesses reajustes e possíveis cancelamentos”.

Ricardo Penarróias esclareceu que, desta vez, a TAP emitiu um comunicado onde “teve o cuidado de dizer que os cancelamentos advinham destes reajustes e atualização do sistema” e, por isso, “parte dos cancelamentos” não são provocados pela companhia aérea.

O presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, mostrou a sua “satisfação” quando percebeu que “a companhia aérea não tenha utilizado a bandeira de licenças para o fator dos cancelamentos”.

O sindicato acrescentou que a empresa deve reencaminhar antecipadamente os passageiros para outros voos para que o transtorno seja o menos possível. “É importante que tenham essas alterações programadas”, salientou Ricardo Penarróias.

+ notícias: País

Combustíveis descem já na próxima semana

A próxima semana será marcada por uma descida no preço dos combustíveis. A informação é avançada pela CNN Portugal, que apurou os valores junto a uma fonte de mercado, tendo por base os preços internacionais dos produtos refinados e do petróleo.

Chave Móvel Digital regista 33 mil ativações com biometria "em apenas um mês"

A Chave Móvel Digital registou, "em apenas um mês de funcionamento", 33 mil ativações com biometria, "tornando-se no principal canal de ativações, com 29% do total realizado", foi esta sexta-feira divulgado.

Apreendido cerca de um milhão de euros convertido em criptomoedas

Cerca de um milhão de euros convertido em criptomoedas foi apreendido pela PSP, durante a operação em que deteve 10 pessoas de um grupo que operava através de uma falsa empresa corretora de ações de bolsa.