Notícia Porto Canal. TAP recorre a voos externos para colmatar falhas nas escalas

Notícia Porto Canal. TAP recorre a voos externos para colmatar falhas nas escalas
| País
Porto Canal

A TAP vai cancelar 360 voos nos dias 8 e 9 de dezembro, datas da greve de tripulantes de cabine, afetando cerca de 50.000 passageiros e uma perda de oito milhões de euros em receitas.

Também no início do mês de novembro, a TAP anunciou uma alteração do plano de inverno. Essa alteração implica o cancelamento, em média, de sete voos por dia entre o dia 15 de novembro e até 31 de dezembro.

Esta medida, explicou a companhia, foi provocada pela conjugação de vários constrangimentos, sendo eles a mudança para o sistema de navegação Top Sky em Lisboa, a migração do sistema de controlo aéreo em Marselha, o absentismo previsto para o período de Natal e fim do ano.

No entanto, tal como o Porto Canal avançou em primeira mão na Noite Informativa desta quinta-feira, para colmatar esta falha nas escalas, a companhia de bandeira está a preparar-se para contratar dois aviões externos, um A320 e um A330, no período de 10 a 17 de dezembro.

Fazendo contas, se os dois aviões voarem 10 horas por dia em sete dias, a TAP vai gastar mais de meio milhão de euros. Este valor somar-se-á às perdas já anunciadas de oito milhões pelo cancelamento de centenas de ligações aéreas. Este serviço externo incluiu avião, seguro, manutenção e tripulação que, poderá chegar a um valor, nesta época, de quatro mil euros por hora.

O Porto Canal tentou obter esclarecimentos junto da companhia, mas, até ao momento, não obteve qualquer resposta.

A companhia aérea de bandeira recomendou aos passageiros com viagens para 8 e 9 de dezembro para remarcar os voos, devido ao pré-aviso de greve apresentado pelos tripulantes de cabine da companhia.

 

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.