Obras na Ponte Luiz I estão atrasadas. Prazo estende-se cerca de cinco meses para lá do previsto
Porto Canal
Na origem deste atraso está a descoberta de elementos com “média a elevada corrosão” em quantidade superior ao que era inicialmente previsto. A informação foi avançada pelo Ministério das Infraestruturas e confirmada pelo Porto Canal junto do responsável de obra.
O tabuleiro inferior da Ponte Luiz I começou a ser reabilitado em outubro de 2021 e tinha um prazo de trabalhos de 12 meses.
O plano de execução de trabalhos foi alargado e o previsto é que as obras terminem só em março de 2023, cerca de cinco meses depois do prazo inicialmente apresentado.
Contactada pelo Porto Canal, a Infraestruturas de Portugal diz ainda que outro motivo dos atrasos da obra centra-se “no impacto temporal da dificuldade de fornecimento de aço, no contexto do conflito militar na Ucrânia, com repercussões nas respetivas cadeias de distribuição, que provocou a escassez de aço no mercado”.
Quanto à possibilidade de existirem custos adicionais, a IP explicou ao Porto Canal que “foi e será necessário adequar o valor e a data de conclusão da obra”. No início da reabilitação, o custo das obras estava orçado em 3,3 milhões de euros.
A entidade acrescenta ainda que na presente data está concluída a grande parte dos trabalhos na metade do tabuleiro do lado do Porto, sendo que a frente de obra decorre agora na metade do tabuleiro no lado de Vila Nova de Gaia.
O Porto Canal contactou também o Ministério das Infraestruturas, mas não obteve resposta.
Já no terreno um dos responsáveis de obra admite que poderá ser possível encontrar mais partes degradadas à medida que decorrem os trabalhos. Explicou ainda que, até ao momento, era permitido os veículos circularem na ponte até 30 toneladas, mas com a intervenção será possível até 60 toneladas, devido ao novo material que está a ser utilizado.
Nestes últimos meses o trânsito na Ponte Luiz I está interdito, estando apenas autorizada a circulação de peões, ainda que de forma condicionada.
A intervenção avançou com o objetivo de “reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos”, explicou as Infraestruturas de Portugal em comunicado, no ano passado.
A Ponte Luiz I foi construída no final do século XIX. O tabuleiro superior é dedicado exclusivamente à circulação do metro, enquanto que o inferior é destinado a automóveis e peões.