Oficial: Fernando Araújo é o CEO do SNS

| Política
Porto Canal

Manuel Pizarro, atual ministro da Saúde, anunciou na tão esperada conferência de imprensa, no Ministério da Saúde em Lisboa, esta sexta-feira, que Fernando Araújo será "nomeado primeiro diretor-executivo do SNS".

O ministro reconhece em Fernando Araújo uma "personalidade bem conhecida dos portugueses, nomeadamente no setor da saúde". É importante referir que Fernando Araújo, médico pela Faculdade de Medicina do Porto e Presidente do Centro Hospitalar Universitário de São João, foi diretor do Serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar de São João e também secretário de Estado Adjunto e da Saúde, entre 2015 e 2018.

No que diz respeito a datas, a nova direção executiva com sede na cidade do Porto "iniciará funções num futuro próximo". A instalação no Porto indica, disse Manuel Pizarro, que a proposta apresentada pelo novo diretor-executivo, Fernando Araújo, está em linha com "a intenção descentralizadora do Governo".

Questionado pelo Porto Canal relativamente ao cargo de Presidente do Conselho de Administração do Hospital do São João, Manuel Pizarro adiantou que Fernando Araújo vai manter a liderança nesta administração ao mesmo tempo que "trabalha a nova função na direção executiva do SNS". Tal como "indica o Estatuto do SNS é à direção executiva que compete propôr aos membros do Governo os próximos nomes de gestão", explicou Manuel Pizarro.

No entanto, apesar de coordenar já a partir do dia um de outubro a nova direção executiva do SNS, Fernando Araújo "só entra plenamente em funções com o Orçamento do Estado para 2023, a partir do dia um de janeiro do próximo ano".

 

+ notícias: Política

Suspensão de mandato de Sérgio Aires aprovada na Câmara Municipal

A suspensão de mandato do vereador Sérgio Aires (BE) foi aprovada, sabe o Porto Canal, na manhã desta segunda-feira na Câmara Municipal. 

Chega saúda "viragem à direita" em Itália e antevê "ventos de mudança" em Portugal

O Chega saudou a "viragem à direita" da Itália e considerou que os resultados das eleições legislativas de hoje neste país abrem caminho a "uma reconfiguração política da Europa", prevendo que também tenham consequências em Portugal.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.