Autor da escultura "Portugal na Forca" conhece hoje a sentença

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 07 jul (Lusa) -- O autor da escultura "Portugal na Forca", exposta em Faro em julho de 2012, conhece hoje a sentença num processo em que foi acusado do crime público de ultraje contra símbolos nacionais.

O artista Élsio Menau, na ocasião aluno da Universidade do Algarve, produziu uma peça composta por um poste em forma de forca onde foi pendurada por uma corda a bandeira nacional.

A instalação artística num terreno da cidade de Faro foi retirada pela GNR após dois dias de exposição, tendo o seu autor sido chamado para ser identificado na Polícia Judiciária.

À Lusa, Élsio Menau disse que o seu trabalho foi mal interpretado e assegurou que nunca pretendeu que o mesmo fosse ofensivo.

"Fiz um trabalho para mostrar que estava indignado com a situação do país", observou.

Na audiência que decorreu a 23 de junho, foram ouvidos os testemunhos de dois colegas de curso e de um professor da Universidade do Algarve, tendo o Ministério Público entendido pedir a absolvição de Élsio Menau.

A defesa tentou demonstrar que o trabalho em causa fez parte de um exercício universitário relacionado com arte e design e que nunca houve intenção de ofender os símbolos nacionais, pedindo igualmente a absolvição do artista algarvio.

SCYS // ZO

Lusa/fim.

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.