Notícia Porto Canal. Túnel de Águas Santas reabre na próxima quinta-feira

| Norte
Porto Canal

A galeria sul do túnel de Águas Santas vai abrir ao público na madrugada da próxima quinta-feira, 3 de novembro. A garantia é dada ao Porto Canal pela Brisa, que adianta que os trabalhos de desvio de trânsito vão começar às 21h de quarta-feira, com o acompanhamento da GNR. A notícia representa um adiantamento face à última previsão da empresa, que estimava abrir os dois túneis apenas no final do ano.

Segundo a Brisa, com a abertura do túnel, o trânsito no sublanço da A4 entre Águas Santas e Ermesinde vai circular, a partir do início de novembro, da seguinte forma:

-Na galeria norte (a que está agora em funcionamento) vão circular os condutores que viajem no sentido Amarante-Porto. Numa fase inicial apenas nas duas vias mais à direita, uma vez que as outras duas servirão para as equipas da Brisa deslocalizem iluminação e sinalização para a galeria central (a única que ainda não está pronta).

- Na galeria sul (a que reabre a 3 de novembro) vão, para já, circular todos os condutores que viajem no sentido Porto-Amarante, independentemente da sua origem. No futuro, o objetivo é que o trânsito seja separado. Num dos túneis vão circular os veículos vindos do Porto e no outro os que vêm de Matosinhos.

Ao Porto Canal, a Brisa garante ainda que as obras no nó de Ermesinde ficarão concluídas a 31 de outubro, tal como avançado na última previsão. A abertura da galeria central do túnel de Águas Santas, assim como as respetivas ligações ao túnel, deverão estar terminadas até ao final do ano.

Sete anos depois do início das obras de alargamento da A4, duas das maiores cidades “dormitório” da Área Metropolitana do Porto veem assim a ligação à cidade invicta melhorada. O troço serve um grande número de condutores que vivem na Maia e em Valongo.

A requalificação da estrada, que incluiu a construção de um novo túnel, começou em 2015, mas esteve parada devido a uma impugnação judicial. Depois de os trabalhos terem sido retomados, a Brisa apontou o ano de 2020 como meta para o término da empreitada, mas as previsões acabaram por derrapar.

Segundo dados do Instituto da Mobilidade e Transportes, consultados pelo Porto Canal, no primeiro trimestre deste ano, as obras nó de Ermesinde, em Valongo, e no túnel de Águas Santas, na Maia, afetaram quase 80 mil condutores por dia.

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.