Caos no trânsito na VCI. Um retrato dos últimos cinco anos

| Norte
Maria Abrantes e Catarina Cunha

O trânsito no Porto tem registado níveis bastante elevados, nos últimos meses, chegando, em alguns casos, a igualar ou até mesmo a ultrapassar, níveis pré-pandémicos, no que respeita ao número médio diário de veículos a circular na Via de Cintura Interna (VCI) do Porto.

O Porto Canal consultou o relatório de tráfego disponível no sítio oficial do Instituto de Mobilidade dos Transportes (IMTT), e comprovou que o tráfego na VCI, entre abril a junho, cresceu face a igual período de 2022.

Na VCI, no mês de abril, registou-se uma média diária de carros de 94.152; em maio de 98.539 e em junho de 96.508. Comparando com a média diária de carros no ano transato, verificou-se um aumento de 3.6% em abril de 2023; já em maio o crescimento foi de 5.5% e em junho a subida foi de 6%.

Além desta consulta, e com base nos registos disponíveis, calculámos o número médio de veículos a circular na VCI, por troço, avaliando cada trimestre, desde 2019, até aos dois primeiros trimestres de 2023.

Considerámos, por isso, os seguintes sublances de estrada: Ponte da Arrábida até Nó de Francos, Ponte do Freixo até nó da A3, Nó da A3 até Paranhos, Paranhos até Via Norte e Via Norte até Nó de Francos.

Depois de um abrandamento claro, entre 2020 e 2021, anos de pandemia, nota-se um aumento de veículos em 2022, sendo que 2023 já atingiu os níveis pré-pandémicos, chegando mesmo a ultrapassá-los na zona do Nó da A3 até Paranhos e na Via Norte até Nó de Francos, em que o número médio diário de veículos chega agora aos 150 mil.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

De acordo com esta análise, e observando uma tendência crescente, é possível prever que, até ao final do ano corrente, aumente o número de veículos presente na VCI, piorando os engarrafamentos e diluindo-os ao longo do dia, deixando de se verificar as chamadas ‘horas de ponta’.

Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, Rui Moreira garante que o trânsito estará no centro das suas preocupações até ao final do mandato e reconhece que “a VCI é de facto o grande problema do Porto”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

+ notícias: Norte

Candidato à Casa do Douro Sérgio Soares abdica e é substituído por Manuela Alves

O candidato à direção da Casa do Douro Sérgio Soares abdicou da sua candidatura, sendo substituído pela segunda na lista A, Manuela Alves, confirmou o próprio à agência Lusa.

Bombeiros de Paredes vão construir creche para 46 crianças

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes abriu o concurso para a criação de uma creche com capacidade para 46 crianças, que foi publicado em Diário da República.

Motociclista em estado grave após acidente na A3 na Trofa

Um acidente entre um automóvel e uma moto na autoestrada 3 (A3), na Trofa, deixou o motociclista em estado grave, confirmou fonte da GNR ao Porto Canal.