Movimento de Rui Moreira quer portagens na VCI

Movimento de Rui Moreira quer portagens na VCI
| Porto
Porto Canal

O movimento independente de Rui Moreira defende que sejam introduzidas portagens na Via de Cintura Interna, como estratégia para enfrentar os problemas de trânsito naquela via. O objetivo é desencorajar o atravessamento da VCI “como passagem.”

De acordo com a moção, que irá ser apresentada na reunião extraordinária da Assembleia Municipal do Porto a decorrer na noite desta segunda-feira, a bancada do movimento propõe "aplicar taxas de portagem na VCI a todo tráfego de atravessamento, excetuando-se aquele que tem como origem e destino a cidade do Porto”, pode ler-se.

O objetivo passa por “inibir o recurso a esta como via de passagem, através da aplicação de taxas dinâmicas definidas em função do nível de serviço registado naquela infraestrutura”.

Em sentido inverso, a moção defende “isentar de taxas de portagem todos os veículos pesados de mercadorias que utilizem a CREP em alternativa à VCI”.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, exigiu esta segunda-feira a aplicação das medidas para retirar pesados da VCI, acordadas por um grupo de trabalho em 2020, responsabilizando o Governo e Matosinhos pela não implementação.

+ notícias: Porto

Teatro São João do Porto vai encerrar para obras

O Teatro Nacional São João no Porto vai encerrar para obras entre maio e final de setembro de 2025, e o Mosteiro de São Bento da Vitória praticamente todo o ano de 2025, comunicou fonte oficial.

Metro do Porto divulga novas imagens da futura estação Liberdade-São Bento da Linha Rosa

A Metro do Porto divulgou, esta quarta-feira, novas imagens da empreitada da Linha Rosa, na Praça da Liberdade e junto à Estação de S. Bento. De acordo com a empresa de transportes, a nova estação “em pleno coração do porto” está a “crescer a olhos vistos”.

Leitura do acórdão da Operação Éter marcada para esta quarta-feira no Porto

A leitura do acórdão do processo da Operação Éter, relacionado com contratos ilícitos celebrados pela entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, está agendada para esta quarta-feira às 14h00 no Tribunal de São João Novo, no Porto.