Município de Vila Real lança operação contra vespa asiática

Município de Vila Real lança operação contra vespa asiática
| Norte
Porto Canal

O município de Vila Real está a combater a expansão da vespa asiática, também conhecida como vespa velutina. O projeto GESVESPA DOURO, liderado pela CIM Douro e financiado pelo POSEUR 2014/20, está em pleno andamento, com a colocação estratégica de armadilhas em todo o concelho.

Estas armadilhas foram colocadas em locais específicos para capturar as vespas fundadoras, que emergem da hibernação e são responsáveis pela formação dos ninhos definitivos, identificados pela população. Além disso, a deteção e eliminação dos ninhos primários já começaram. Os ninhos, de tamanho pequeno, com cerca de 10 cm de diâmetro, são encontrados principalmente em áreas urbanas e abrigadas, como alpendres e garagens.

Alexandre Favaios, vice-presidente e vereador da Proteção Civil, destacou a importância dessas ações: "A deteção precoce destes ninhos é crucial para reduzir o número de ninhos definitivos durante a temporada de reprodução da espécie. Até agora, já foram instaladas 43 armadilhas das 200 planeadas".

A Vespa Asiática representa uma ameaça para as abelhas e outros insetos polinizadores nativos, sendo uma preocupação crescente na região. Portanto, as atividades do projeto GESVESPA visam prevenir a propagação desta espécie invasora, através da deteção, vigilância e controlo contínuos.

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.