O que é a luz brilhante que iluminou o céu português na noite deste sábado?

O que é a luz brilhante que iluminou o céu português na noite deste sábado?
DR
| País
Porto Canal

Os meteoros são pequenos fragmentos rochosos que se deslocam no espaço a uma velocidade entre os 10 a 40 quilómetros por segundo. Entram na atmosfera durante curtos segundos na forma de uma estrela brilhante que ilumina o céu, um cenário semelhante aquele que foi visto, este sábado, um pouco por todo país.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

À passagem pela atmosfera, os meteoros aquecem por causa da fricção com o ar. Por isso, apenas os de grande dimensão é que conseguem sobreviver e atingir a superfície terrestre. Os seus fragmentos são chamados meteoritos que dependendo do seu tamanho podem deixar um buraco no solo, que é apelidado de cratera. Devido à sua composição, existem três tipos de meteoritos: rochosos, metálicos e mistos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: País

ANA espera constrangimentos em aeroportos nacionais após falha global da Microsoft

A ANA diz que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de 'handling' afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos.

Fisco alerta para ‘emails’ fraudulentos com recurso à imagem da Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira emitiu um alerta de segurança sobre mensagens de correio eletrónico fraudulentas, pedindo que sejam ignoradas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".