Moreira condena ataque a imigrantes como "crime de ódio inaceitável" e pede extinção do "novo SEF"

Moreira condena ataque a imigrantes como "crime de ódio inaceitável" e pede extinção do "novo SEF"
| Porto
João Nogueira

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pronunciou-se, durante a reunião de executivo desta segunda-feira, contra o ataque a três imigrantes na freguesia do Bonfim, classificando-o como um "crime de ódio" que não pode ser tolerado sob qualquer justificativa. O autarca criticou a inoperância da AIMA e que o organismo "desperdiça dinheiros públicos", apelando à sua extinção e transferência das competência para os municípios.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O líder municipal portuense ressaltou a importância da ação das autoridades policiais na investigação do crime, destacando o uso efetivo dos dispositivos de videovigilância, investimento municipal feito no último ano. 

O autarca destacou a confiança nas autoridades policiais e que as mesma saibam punir os agressores "de forma exemplar".

Além disso, o presidente da Câmara abordou a preocupação com o clima de insegurança na zona do Campo 24 de Agosto e reiterou a necessidade de políticas ativas de integração de imigrantes e combate ao racismo e xenofobia. Nesse sentido, o autarca pede a extinção da Agência para Integração de Migrantes e Asilo (AIMA): "Essa agência nacional, com mais de 80 milhões de euros de orçamento, com 34 balcões e 740 funcionários, afinal o que faz? O que fez neste caso concreto?".

O autarca propôs a extinção do serviço, habilitando os municípios a darem uma resposta, "mas também a reforçar as forças policiais dos recursos de que hoje não dispõem para combater a criminalidade". "Porque é que a Assembleia da República não investiga esta agência nacional, que continua morta perante o aparente descontrolo dos fluxos migratórios?", enfatizou ainda Moreira.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).