Porto: o caos no trânsito e as soluções sem luz verde

Porto: o caos no trânsito e as soluções sem luz verde
| Norte
Porto Canal

Numa altura em que o trânsito na cidade do Porto chega a registar níveis de congestionamento que ultrapassam os 100% e o elevam a registos que ultrapassam as cidades europeias com maior congestionamento, identificamos algumas das soluções que ainda não saíram do papel, mesmo que o projeto já exista, como é o caso da expansão da rede de metro, cuja segunda fase deveria ficar concluída em 2022.

Caracterização do trânsito metropolitano

O tráfego na cidade do Porto é caracterizado maioritariamente por movimentos pendulares, comumente designados por commuting. Estas deslocações de pessoas entre municípios acontecem diariamente, seja para o trabalho, para a escola e de novo para o ponto de origem.

O destino, por norma, é o centro da cidade do Porto, não existindo, por isso, alternativas às infraestruturas existentes, que já estão sobrecarregadas, como é o caso da Ponte da Arrábida.

Além destes movimentos pendulares, as mesmas vias são igualmente usadas pelo tecido empresarial da região e não só que, na grande maioria, não necessitariam de atravessar o centro do Porto.

Desta forma, a grande quantidade de camiões ajuda a congestionar ainda mais o trânsito de vias como a Via de Cintura Interna.

 

Circular Regional Externa do Porto – CREP

Uma das soluções encontradas para resolver a aglomeração de veículos desnecessários – e para criar alternativas de circulação – foi a CREP, a Circular Regional Externa do Porto, que vai desde Perafita, em Matosinhos, pela A4, até Espinho, pela A41.

Esta seria uma ótima alternativa para atrair e retirar grande parte do trânsito do centro da cidade, mas o facto de ser portajada afugenta os possíveis utilizadores que, no final do mês, preferem ter mais horas no banco filas de trânsito do que mais dinheiro destinado às autoestradas portuguesas.

E é precisamente por isso que não cumpre um dos principais propósitos, ou seja, não é vista como uma alternativa para contornar o epicentro do trânsito na cidade.

 

Via de Cintura Interna

Outra das necessidades é a tentativa de alívio da VCI. Nesta via, só entre Paranhos e o Amial, por exemplo, passam em média mais de 140 mil carros por dia, em cada sentido.

O facto da infraestrutura estar no limite, levou agora o Governo a avaliar dois cenários, sendo que um deles obriga à eliminação dos pórticos da A4, com a introdução de outros dois: um na A28 e outro na A3.

 

Sistema de gestão integrada de semáforos

O sistema de semáforos da cidade é um dos elementos que também não tem ajudado na equação de alívio de trânsito da cidade. O sistema é obsoleto e tem de monitorizar cerca de 400 mil veículos por dia.

Depois de ter ficado a marinar desde 2016, por uma questão judicial, o novo sistema de gestão de semáforos do Porto já começou a ser implementado. Dos 272 controladores de tráfego, 88 foram substituídos, até ao momento. Mas a operação só deve ficar concluída em 2025, sendo que o próprio contrato termina em 2026.

 

Obras na baixa da cidade e crescimento do turismo 

 O caos no trânsito da cidade do Porto é igual ou ainda pior do que o que acontece nas zonas periféricas e de grandes vias.

Nesta altura, assiste-se a uma grande quantidade de obras de reabilitação urbana, não só de edifícios, assim como de obras de fundo, o que faz com que os passeios transitem para a via de circulação, provocando estreitamento das próprias vias e congestionamento.

Neste caso, também não existe alternativa. Além da necessidade estrutural destas intervenções, a baixa da cidade não permite escapatória no trajeto.

Adicionalmente, o turismo tem aumentado bastante. Uma situação positiva no balanço económico, facilmente abalroada pela falta de investimento existente, que não acompanha o crescimento turístico.

Um dos pontos evidentes é o transporte público, muito utilizado pelos que visitam a cidade, e cuja rede não é satisfatória.

 

Metro do Porto

 

Linha de Leixões

A servir as populações dos concelhos do Porto, Matosinhos, Maia e não só, está a linha de Leixões, entretanto destinada apenas a mercadorias, desde 1987.

O encerramento da linha à circulação de passageiros sempre foi muito contestado e a promessa de reabertura já tem mais de vinte anos, mas nunca chegou a acontecer.

Sabe-se, no entanto, que a recuperação desta linha está em cima da mesa e que poderá servir de extensão à alta velocidade, ainda que se desconheça o desenho do traçado entre o Porto e Vigo.

 

Modos suaves

No contexto europeu, Portugal é um dos países com uma maior taxa de uso de automóveis por cidadão. Em Portugal, só no primeiro trimestre de 2022, os novos registos subiram de 10.786 veículos para 12.469, o que representa um aumento de 15,6%.

Algumas zonas do Porto refletem essa mesma realidade, até nas áreas de expansão mais recentes, como é o caso da Asprela. Esta zona da cidade cresceu exclusivamente a pensar no automóvel, até à chegada do metro, mas continua a tardar a integração dos modos suaves, como modo preferencial de transporte.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.