Para Sempre, Bolhão. Uma reportagem Porto Canal

| Norte
Porto Canal

Há quatro anos que comerciantes e fregueses aguardam pela reabertura do Mercado do Bolhão. Renovado, o edifício aguarda pela azáfama de um mercado que vive de gente. A cor original do edifício, os azulejos, a ardósia do revestimento trazem de volta o passado. Agora, é para sempre.

Nem só de mercado de frescos se faz o Mercado do Bolhão. Com a reabilitação do espaço, nascem 10 espaços de restauração e um local para eventos temporários. O piso superior do edifício, antes ocupado por comerciantes, passa a ser destinado a eventos como demonstrações ou exibições temporárias. Quanto às acessibilidades, o mercado passa a ter ligação direta ao metro do Porto e uma nova ligação pedonal da Rua Alexandre Braga à Rua Sá da Bandeira. Para comerciantes, a obra inclui uma cave logística que irá facilitar o transporte de mercadorias ao interior do Bolhão. “Um dos elementos chave deste projeto foi o túnel de logística. Com apenas uma boca de entrada a partir de um outro edifício conseguiu-se fazer uma entrada para cargas e descargas no mercado, evitando mexer no espaço público”, explica o arquiteto Nuno Grande.

 

Veja o vídeo ou visite a reportagem multimédia e fique a saber tudo sobre o novo Mercado do Bolhão.

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.