Restaurantes do Bolhão começam a abrir meio ano depois da inauguração

Restaurantes do Bolhão começam a abrir meio ano depois da inauguração
| Porto
Porto Canal

O Mercado do Bolhão, na cidade do Porto, abriu portas ao público e a comerciantes no passado dia 15 do mês de setembro.

As obras de reabilitação terminaram a 12 de abril de 2022 com uma empreitada que foi adjudicada por pouco mais de 22,3 milhões de euros. Final das contas, acabou por custar ao município mais 15%, ou seja, mais 26 milhões de euros.

Com a reabilitação do mercado nasceram 10 espaços de restauração e um local para eventos temporários. O piso superior do edifício, antes ocupado por comerciantes, passa a ser destinado a eventos como demonstrações ou exibições temporárias.

No entanto, só passados seis meses é que os restaurantes começaram a abrir. Tal como noticiou o ‘Público’ esta quarta-feira, se tudo correr como o previsto o ‘Nelson dos Leitões’ é o primeiro a regressar ao restaurante que já está no Bolhão desde 1991.

Relativamente aos outros espaços do piso superior do mercado, existe quem esteja confiante que irá receber clientes já na próxima semana e outros que ainda estão em processo de licenciamento.

Apesar de só um restaurante abrir esta quarta-feira, a Câmara Municipal do Porto adiantou ao ‘Público’ que os 10 espaços já estão atribuídos. “Três espaços são de comerciantes históricos, quatro foram atribuídos no primeiro concurso da autarquia e os três últimos foram atribuídos no segundo concurso”, escreveu o ‘Público’.

Contudo, segundo a autarquia do Porto, cinco destes espaços ainda se encontram em obras “e os restantes em elaboração de projetos e respetivos licenciamentos”.

Na altura, a Câmara do Porto decidiu reabrir o Mercado do Bolhão “assim que a obra se concluiu e o mercado de frescos passou a estar em condições de ser aberto ao público”. Posteriormente, “cada restaurante teve de desenvolver os seus próprios projetos, licenciá-los e realizar as respetivas obras”, explicou a Câmara Municipal do Porto.

O Mercado do Bolhão foi um investimento de grande valor para a cidade. A empreitada teve financiamento do programa comunitário de apoio ‘Norte 2020’ no valor de 14,9 milhões de euros.

+ notícias: Porto

145 dias de UNIR. O relato na primeira pessoa dos utentes que esperam e desesperam

1 de dezembro de 2023. Depois de sucessivos adiamentos, arrancava a operação da rede UNIR, um projeto de 17 municípios que juntava num único serviço e imagem todos os transportes públicos rodoviários da área metropolitana do Porto, com exceção da STCP. Mais de quatro meses depois, a empresa está longe de atingir os objetivos a que se propôs. Diariamente, milhares de utilizadores contestam o compromisso assumido pela UNIR de garantir “uma nova forma de mobilidade” que se materialize em “mais linhas, mais horários, maior cobertura, mais conforto e mais amiga do ambiente”.

Matosinhos lança programa para promover habitação cooperativa a preços acessíveis

A Câmara Municipal de Matosinhos vai lançar um programa para promover a habitação cooperativa a preços acessíveis para famílias com dificuldades em arrendar casa e jovens que querem emancipar-se, segundo proposta a que a Lusa teve esta terça-feira acesso.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.