Covid-19: Centro Europeu recomenda cautela na vacinação de adolescentes

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 jun 2021 (Lusa) - O Centro Europeu de Controlo de Doenças (CEDC) alertou hoje que a vacinação de adolescentes contra a covid-19 terá benefícios limitados quando comparada com a de outros grupos etários e recomendou cautela nas decisões dos Estados.

Antes de pensar em alargar a vacinação a adolescentes, os países devem "considerar cuidadosamente a situação epidemiológica e do processo de vacinação em grupos etários mais velhos", defende o CEDC num relatório publicado hoje, salientando que é expectável uma "relação risco-benefício individual" reduzida em adolescentes.

"O benefício para a população em geral da vacinação de adolescentes será proporcional à transmissão do [coronavírus] SARS-CoV-2 dentro e a partir deste grupo etário", indica o CEDC.

O organismo europeu salienta que falta saber muita coisa sobre a relação dos grupos etários mais jovens com a covid-19 e com o SARS-CoV-2, começando pela "eficácia da vacina contra a transmissão em adolescentes e jovens adultos", sobre a qual "não existem dados".

Além disso, "há informação muito escassa sobre a segurança pós-colocação no mercado das vacinas contra a covid-19" e sobre a circulação de variantes naquelas idades.

Para os adolescentes que contraem a covid-19, sabe-se pouco sobre as manifestações de longa duração da doença, o que torna difícil "quantificar o impacto real" nos adolescentes.

Por tudo isto, o CEDC recomenda que a vacinação de adolescentes seja avaliada "no contexto mais alargado da estratégia de vacinação contra a covid-19 para toda a população", frisando que os benefícios de abranger este grupo etário dependerão da incidência das infeções.

Caso se opte por alargar a vacinação aos mais jovens, a prioridade deverá ser "os que estão em maior risco de formas graves de covid-19", defende o CEDC

O organismo europeu considera que é importante continuar a vigiar a disseminação das variantes mais preocupantes entre os mais jovens.

É também preciso ter em conta a disponibilidade de vacina e as dificuldades no acesso a elas quando se debater a expansão da vacinação contra a covid-19 a outros grupos.

APN // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".