Covid-19: Festival Rolling Loud Portugal adiado para 2022

| País
Porto Canal com Lusa

Portimão, Faro, 01 jun 2021 (Lusa) - O festival norte-americano Rolling Loud, que se estrearia em julho na Europa com um evento em Portimão, foi adiado para 2022 por causa da situação pandémica, anunciou hoje a organização.

"Enquanto vemos que o mundo se está novamente a abrir e somos encorajados por muitos indicadores positivos sobre viagens europeias, estadias e eventos, sentimos que o reagendamento do festival é o melhor em nome da segurança de todos os nossos fãs que viajem para Portugal, para o festival", lê-se num comunicado partilhado nas redes sociais.

A primeira edição do Rolling Loud Portugal já deveria ter acontecido em Portimão no verão de 2020, junto à Praia da Rocha, mas foi adiada para julho deste ano, mas volta a ser reagendada, por causa da pandemia, para os dias de 06 a 08 de julho de 2022.

O festival, feito sobretudo de hip hop, tinha no cartaz nomes como Travis Scott, A$AP Rocky, Future, Wiz Khalifa, A Boogie Wit Da Hoodie, Chief Keef, City Girls, Dababy, Gucci Mane, Gunna e Meek Mill.

A organização não adianta nomes para 2022, afirmando apenas que está a trabalhar "no maior alinhamento hip hop que a Europa alguma vez viu".

Segundo a organização, os bilhetes já comprados são válidos para 2022, mas será possível também o reembolso.

Autodenominado o maior festival de hip-hop do mundo, o Rolling Loud só admite a entrada a maiores de 18 anos.

Por causa das restrições para limitar a propagação da covid-19, pela situação pandémica noutros países e pelos diferenciados ritmos de vacinação, foram já adiados vários festivais de música, entre os quais o ID No Limits e o CoolJazz (ambos em Cascais), o Alive (Oeiras), o Rock in Rio Lisboa, o Primavera Sound (Porto), o Boom Festival (Idanha-a-Nova), o Barroselas Metalfest e o Gouveia Art Rock.

Na segunda-feira foram também anunciados os adiamentos dos festivais Super Bock Super Rock (julho, em Sesimbra) e Músicas do Mundo de Sines (julho).

No entanto, há outros festivais que continuam marcados em Portugal, nomeadamente o Summer Fest (Ericeira), o Sudoeste (agosto, Odemira) e o Paredes de Coura (agosto, distrito de Viana do Castelo).

De acordo com o 'plano de desconfinamento' do Governo, a realização de "grandes eventos exteriores e interiores, sujeitos a lotação definida" é permitida desde 03 de maio, pela Direção-Geral da Saúde.

Foram realizados quatro eventos-piloto, entre finais de abril e inícios de maio em Braga, Coimbra e Lisboa, com plateia sentada e em pé, com o objetivo de definir "novas orientações técnicas e a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2 para a realização de espetáculos e festivais".

Em 05 de maio, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou que os ministérios da Cultura e da Saúde estavam a trabalhar para perceber a "progressão" que seria possível fazer na realização de eventos, já autorizados, e remeteu um balanço para depois da realização dos "eventos teste".

SS/(TDI) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.