Covid-19: México com 266 mortos e 4.767 infetados em 24 horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do México, 04 ago 2020 (Lusa) -- O México registou 266 mortes e 4.767 casos de infeção com o novo coronavírus, anunciaram as autoridades.

No total, o país registou 48.012 óbitos e 443.813 contágios confirmados desde o início da pandemia.

A Cidade do México e os estados do México, Tabasco, Guanajuato e Veracruz são as entidades do país com o maior número de casos e representam cerca de 45% do total de infeções no país.

Metade dos 32 estados do país estão classificados como zonas de risco máximo de contágio e a outra metade como zonas de alto risco, de acordo com os novos critérios relativos à covid-19 que começaram a seres aplicados na segunda-feira.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, o México é o terceiro país do mundo com o maior número de mortes devido à covi-19, só ultrapassado pelos Estados Unidos e Brasil, sendo a sexta nação com mais casos.

Ainda assim, os registos oficiais têm sido questionados desde a deteção do primeiro caso porque as autoridades sanitárias se recusaram a realizar testes em massa e o México é, por isso, um dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que aplica menos testes.

As investigações jornalísticas baseadas em certidões de óbito estimam que na capital mexicana o número de mortes é três vezes maior do que o detetado.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 689 mil mortos e infetou mais de 18,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

MIM // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pelo menos 26 mortos em tornado no Mississippi. Biden aprova declaração de catástrofe

O Presidente dos Estados Unidos aprovou a declaração oficial de catástrofe no estado do Mississípi após a passagem devastadora de um tornado por vários condados que deixou pelo menos 26 mortos e consideráveis danos materiais.

"É absolutamente falso". Putin nega aliança militar com a China

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, negou, este domingo, uma possível aliança militar com a China, na guerra da Ucrânia, e garante que suas relações neste âmbito com Pequim limitam-se apenas à cooperação geral.

Edifício habitacional de seis andares desaba em Luanda

Um prédio antigo de seis andares desabou na madrugada deste sábado na capital angolana, não havendo para já registo de vítimas.