Aguiar-Branco satisfeito com possível construção de navios-hotéis nos ex-ENVC

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 abr (Lusa) - O ministro da Defesa afirmou hoje que "os velhos do Restelo vão ter que aplaudir" a solução encontrada pelo Governo para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, referindo-se à possibilidade de lá serem construídos quatro novos navios-hotéis.

"A informação que foi dada hoje em termos públicos só vem confirmar a seriedade e a coerência daquilo que foi até agora dito pelo Governo e pela própria empresa. Que tem a intenção de criar 400 novos postos de trabalho e que tem intenção de manter a reparação e construção naval em Viana do Castelo", afirmou Aguiar-Branco.

O ministro da Defesa Nacional falava aos jornalistas no final da apresentação de um consórcio português para a promoção e exportação de um sistema de comunicações desenvolvido pelo Exército português, que decorreu no Museu das Comunicações, Lisboa.

De acordo com o Jornal de Notícias e o Jornal Negócios, o presidente da Douro Azul prepara-se para liderar um negócio de exportação de quatro navios-hotéis, no valor de mais de cem milhões de euros, um negócio que, segundo afirma, poderá viabilizar os ENVC, faltando ainda o financiamento da banca.

Segundo o Negócios, o presidente da Martifer, Carlos Martins, admite que, a concretizar-se, deverá justificar a contratação de cerca de 400 trabalhadores.

O ministro da Defesa reiterou que "sempre foi pretensão do Governo manter a construção e reparação naval e permitir maior número de postos de trabalho" nos extintos ENVC, cujo espaço e infraestruturas foram subconcessionados ao Grupo MArtifer.

"Isto apesar de vozes dos velhos do Restelo que estavam sistematicamente a descredibilizar esta situação e que vão ter que aplaudir a situação que foi conseguida pelo Governo", afirmou.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde gera contestação da população

Por questões de segurança, a Câmara de Valongo avançou com a demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde. A obra, contestada pela população, avançou devido aos problemas estruturais graves na fachada do edifício, que implicava riscos de segurança. No lugar daquele edifício vai nascer a Oficina Municipal das Artes e fonte da autarquia garantiu ao Porto Canal que a fachada histórica do edificado vai ser preservada.

Urgência de Santo Tirso esteve encerrada de noite porque médico de serviço faltou

A urgência básica do hospital de Santo Tirso não funcionou entre as 0h00 e as 8h00 desta terça-feira, porque o médico que deveria estar de serviço faltou, disse fonte da Unidade Local de Saúde do Médio Ave.

Despiste seguido de capotamento faz dois feridos na A7 na Póvoa de Varzim

Duas pessoas sofreram ferimentos, ao início da tarde desta terça-feira, na sequência de um despiste seguido de capotamento na autoestrada A7 na freguesia de Balazar, no concelho da Póvoa de Varzim, apurou o Porto Canal.