Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência
| Norte
Porto Canal/Agências

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Em resposta à Lusa, a ULS referiu esta terça-feira ter procedido à abertura do processo e manifestou pesar à família.

O Jornal de Notícias (JN) noticiou que o homem, de 57 anos, morreu na sexta-feira, cerca de sete horas depois lhe ter sido atribuída pulseira verde na triagem.

A agência Lusa enviou esta terça-feira, por escrito, um pedido de esclarecimento ao Ministério da Saúde e à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e aguarda resposta.

Segundo o JN, e com base no testemunho de um familiar, “o homem deu entrada no hospital na última sexta-feira, cerca das 11:30 horas, apresentando sintomas como dor no peito e um braço dormente".

Na triagem, acrescenta o diário, “foi-lhe atribuída pulseira verde (para situações menos urgentes, que podem aguardar atendimento no espaço de 120 minutos)”.

O homem “não terá sido atendido até cerca das 15:30 horas, quando caiu inanimado na sala de espera", refere o jornal, acrescentando que o homem “foi socorrido nessa altura, mas perto das 19h00 foi comunicado o óbito à família”.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.