Inspeção-Geral de Saúde abre inquérito à morte de doente com pulseira verde nas urgências de Viana

Inspeção-Geral de Saúde abre inquérito à morte de doente com pulseira verde nas urgências de Viana
| Norte
Porto Canal/Agências

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou esta sexta-feira ter instaurado um processo de inspeção às circunstâncias em que ocorreu a morte de um utente triado com pulseira verde no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Em resposta a um pedido de esclarecimentos da agência Lusa, a IGAS adianta que o processo, instaurado na terça-feira, “tem como objeto avaliar a qualidade dos serviços prestados, na perspetiva da prontidão da assistência prestada ao utente no serviço de urgência”.

O doente, de 57 anos, morreu no dia 17, cerca de sete horas depois de ter entrado no serviço de urgência do hospital de Santa Luzia, integrado na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), tendo-lhe sido atribuída pulseira verde na triagem.

Na segunda-feira, a ULSAM anunciou a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do doente.

Para a IGAS a inspeção instaurada à qualidade dos serviços prestados por despacho do Inspetor-Geral “não colide, nem prejudica, o inquérito aberto por determinação do órgão de gestão da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E. no âmbito das suas competências próprias”.

O Ministério da Saúde já pediu que o inquérito aberto “decorra com a urgência desejável”.

Na terça-feira, em resposta à Lusa, o Ministério da Saúde disse “aguardar a conclusão do referido inquérito, reforçando a necessidade de que o mesmo decorra com a urgência desejável”.

+ notícias: Norte

Gaia vai comparticipar passes dos reformados com mais de 65 anos

O município de Vila Nova de Gaia vai passar a comparticipar os passes de transportes públicos dos reformados com mais de 65 anos, através do cartão municipal ViverGaia, divulgou esta sexta-feira a autarquia.

Segunda fase do Corredor Verde do Leça em Matosinhos teve investimento superior a 5 milhões

A segunda fase do Corredor Verde do Leça entre as pontes do Carro e de Moreira, em Matosinhos, numa extensão de seis quilómetros, está concluída e vai ser inaugurada no sábado, anunciou esta sexta-feira a câmara local.

Oliveira de Azeméis. Conferência Anual de Inovação Empresarial reúne indústria para “discutir tendências e desafios” 

A Junta de Freguesia de São Roque avançou, este ano, para a organização da terceira edição da Conferência Anual de Inovação Empresarial (CAIE). A iniciativa, que está agendada para o mês de outubro, no Auditório Ângelo Azevedo, pretende discutir “as tendências e desafios atuais da Indústria, na freguesia de São Roque e no concelho de Oliveira de Azeméis”, sempre de olhos postos no futuro.