Demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde gera contestação da população

Demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde gera contestação da população
CM Valongo
| Norte
João Nogueira

Por questões de segurança, a Câmara de Valongo avançou com a demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde. A obra, contestada pela população, avançou devido aos problemas estruturais graves na fachada do edifício, que implicava riscos de segurança. No lugar daquele edifício vai nascer a Oficina Municipal das Artes e fonte da autarquia garantiu ao Porto Canal que a fachada histórica do edificado vai ser preservada.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As redes sociais inundaram-se de comentários de protesto e descontentamento face à demolição da fachada. Tal acontece porque a intervenção não tinha sido antecipada e, de acordo com os planos para a reconversão do antigo cinema, constava a recuperação da estrutura original.

Contudo, em nota de esclarecimento, a autarquia explica que a queda da fachada atual foi determinada pela descoberta de "fragilidades que tornam inviável a recuperação da estrutura original".

A Câmara Municipal de Valongo adquiriu o antigo cinema, que estava abandonado há décadas, com o objetivo de criar um espaço cultural dinâmico e inclusivo para a comunidade.

Porto Canal

Ali vai nascer a Oficina Municipal das Artes, que terá uma programação diversa que incluirá teatro, dança, música clássica e contemporânea, um estúdio de gravação, atividades circenses, cinema, fotografia e artes plásticas como pintura e escultura.

Inaugurado nos anos 40 como "Cine-Ermezinde", o edifício é um exemplo do estilo "português suave", caracterizado por uma volumetria imponente e uma fachada com linhas modernistas e estrutura em betão armado.

As obras, iniciadas em novembro de 2023, têm um custo superior a dois milhões de euros e são financiadas pelo PRR.

+ notícias: Norte

Idoso transportado para o São João depois de paragem cardiorrespiratória no Mar Shopping

Um idoso foi transportado para o Hospital São João, no Porto, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na manhã desta segunda-feira, no hipermercado Mar Shopping, em Matosinhos.

Autocarros da Avic voltam a circular em Viana do Castelo esta terça-feira

A Avic vai repor a partir de terça-feira o transporte público urbano e interurbano em Viana do Castelo, invocando um parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) para que operadores do grupo sejam “adequadamente compensados” pelo serviço.

Arranca em Espinho festival que traz a Portugal formadores de “Star Wars” e “Poor Things”

A edição comemorativa dos 20 anos do FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema arranca esta segunda-feira em Espinho com 268 filmes distribuídos por sessões competitivas e panorâmicas, e com formação por especialistas de filmes como “Star Wars” e “Pobres Criaturas”.