Demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde gera contestação da população

Demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde gera contestação da população
CM Valongo
| Norte
João Nogueira

Por questões de segurança, a Câmara de Valongo avançou com a demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde. A obra, contestada pela população, avançou devido aos problemas estruturais graves na fachada do edifício, que implicava riscos de segurança. No lugar daquele edifício vai nascer a Oficina Municipal das Artes e fonte da autarquia garantiu ao Porto Canal que a fachada histórica do edificado vai ser preservada.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As redes sociais inundaram-se de comentários de protesto e descontentamento face à demolição da fachada. Tal acontece porque a intervenção não tinha sido antecipada e, de acordo com os planos para a reconversão do antigo cinema, constava a recuperação da estrutura original.

Contudo, em nota de esclarecimento, a autarquia explica que a queda da fachada atual foi determinada pela descoberta de "fragilidades que tornam inviável a recuperação da estrutura original".

A Câmara Municipal de Valongo adquiriu o antigo cinema, que estava abandonado há décadas, com o objetivo de criar um espaço cultural dinâmico e inclusivo para a comunidade.

Porto Canal

Ali vai nascer a Oficina Municipal das Artes, que terá uma programação diversa que incluirá teatro, dança, música clássica e contemporânea, um estúdio de gravação, atividades circenses, cinema, fotografia e artes plásticas como pintura e escultura.

Inaugurado nos anos 40 como "Cine-Ermezinde", o edifício é um exemplo do estilo "português suave", caracterizado por uma volumetria imponente e uma fachada com linhas modernistas e estrutura em betão armado.

As obras, iniciadas em novembro de 2023, têm um custo superior a dois milhões de euros e são financiadas pelo PRR.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.