Covid-19: Reino Unido regista mais 649 mortes, ultrapassa 30 mil

| Mundo
Porto Canal com Lusa

(CORREÇÃO) Londres, 06 mai 2020 (Lusa) - O número de mortes no Reino Unido de pessoas infetadas durante a pandemia de covid-19 passou hoje para 30.076, mais 649 do que no dia anterior, informou hoje o ministro da Habitação e Comunidades, Robert Jenrick.

O número de infetados é atualmente de 201.101, tendo sido diagnosticados 6.111 nas últimas 24 horas, informou. 

Nos hospitais continuam internados 13.615 pessoas, menos 307 do que na terça-feira.

O Reino Unido é atualmente o país com maior número de mortes na Europa, depois de ter ultrapassado a Itália na terça-feira. 

O primeiro-ministro britânico disse hoje aos deputados na Câmara dos Comuns que ainda é muito cedo para fazer comparações internacionais da mortalidade, mas admitiu que "vai haver uma altura para analisar as decisões tomámos e se poderíamos ter tomado decisões diferentes".

Embora o número de mortes nos hospitais esteja em declínio, lares de idosos continuam a registar um número elevado de óbitos, algo que Boris Johnson reconheceu ser problemático. 

"Existe uma epidemia nos lares de idosos que é algo que eu lamento profundamente e que estamos a tentar travar há semanas", revelou na primeira intervenção no parlamento desde que foi diagnosticado com o novo coronavírus, que resultou na sua hospitalização.

O primeiro-ministro confirmou que vai anunciar no domingo um plano para o fim do confinamento em vigor desde 23 de março, com algumas medidas a entrarem em vigor no dia seguinte. 

Porém, a redução das restrições vai ser gradual, a fim de evitar um segundo pico de infeções.

(NOVA VERSÃO, PARA CORRIGIR NO 1.º PARÁGRAFO O NÚMERO TOTAL DE MORTOS QUE SAIU TRUNCADO)

BM // EL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.