Covid-19: Sindicato da PSP insiste na necessidade de todos os polícias terem máscaras

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 mai 2020 (Lusa) -- A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) insistiu hoje na necessidade de o Governo apetrechar todos os polícias com máscaras reutilizáveis, considerando que deve fazer parte do equipamento policial.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ASPP, Paulo Rodrigues, afirmou que o sindicato enviou, na semana passada, um ofício ao Ministério da Administração Interna (MAI) a solicitar a distribuição de máscaras sociais reutilizáveis aos polícias, mas ainda não obteve qualquer resposta.

Paulo Rodrigues acrescentou que este pedido da ASPP faz agora ainda mais sentido, depois da Direção-Geral da Saúde (DGS), Ordem dos Médicos e Escolas Médicas terem alertado que as viseiras de proteção facial não dispensam a utilização de máscara.

No caso da PSP, todos os elementos policiais têm uma viseira, que é de uso obrigatório, podendo ser substituído por uma máscara cirúrgica ou comunitária.

No entanto, o presidente do maior sindicato da PSP referiu que, enquanto a viseira foi distribuída gratuitamente por todos os polícias, a máscara tem de ser comprada pelos agentes.

Segundo Paulo Rodrigues, os polícias apenas receberam gratuitamente, no início da pandemia, um 'kit' com um par de luvas e uma máscara.

Atualmente, frisou, há muitos polícias a comprarem máscaras para se protegerem, o que contraria as declarações prestadas na terça-feira, no parlamento, pelo ministro da Administração Interna, que garantiu que os elementos das forças e serviços de segurança "não pagaram um cêntimo" do material de proteção individual, nomeadamente máscaras, que foi distribuído durante o estado de emergência.

Paulo Rodrigues salientou também que os polícias gostavam ter ouvido do ministro a garantia que ia distribuir máscaras por todos os elementos.

"O ministro no parlamento devia ter dito que queria que todos os policias estivessem munidos com viseiras e máscaras", disse, lamentando que tenha tido "um discurso muito genérico".

Quando questionado sobre o uso de máscaras pelos polícias juntamente com a viseira, Eduardo Cabrita respondeu, no parlamento, que as forças e serviços de segurança e os bombeiros receberam um 1,6 milhões de equipamentos de proteção individual, nomeadamente cerca de 600 mil máscaras, e "vão receber as que foram necessárias para a sua atividade".

"A utilização de máscara ou de viseira tem a ver com as condições em que a atividade é desenvolvida", disse ainda o ministro.

Para o presidente da ASPP, os polícias têm "todo o interesse além de viseira, usar a máscara" por "uma questão de saúde" e por ser mais prático.

Se os técnicos de saúde dizem que "só a viseira não é suficiente", por isso o Governo "o mínimo que tem a fazer é apetrechar os polícias com máscaras reutilizáveis", vincou.

Paulo Rodrigues disse ainda que, durante o estado de emergência, a viseira era suficiente, uma vez que nas operações stop se conseguia manter uma distância mínima.

Mas, na situação de calamidade e com o fim de estado de emergência, as operações são "muito mais complexas", exigindo muitas vezes intervenção com os cidadãos, e as viseiras "não são práticas".

Como exemplo, referiu que, na resolução de um desacato, a viseira "é a primeira coisa que vai saltar".

Portugal está desde domingo em situação de calamidade devido à pandemia de covid-19, depois de 45 dias em estado de emergência, que vigorou entre 19 de março e 02 de maio.

CMP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".