Info

Covid-19: OMS quer nova missão à China para descobrir origem animal do vírus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Genebra, 06 mai 2020 (Lusa) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) quer organizar uma nova missão à China para descobrir a origem animal do novo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19, afirmou hoje uma responsável daquela agência das Nações Unidas.

A diretora do programa de doenças emergentes da OMS, Maria Van Kerkhove, afirmou hoje numa conferência de imprensa em Genebra, que a os técnicos da organização estão a discutir com os seus pares na China a realização de "uma missão futura, que teria um foco mais académico".

O objetivo é "procurar a origem zoonótica do surto", ou seja, descobrir qual foi o animal responsável pela passagem do novo coronavírus para humanos.

"A importância em termos de saúde pública é crítica, porque sem saber a origem animal, é difícil evitar que aconteça outra vez. É algo que acontece com todos os agentes patogénicos emergentes, a maior parte dos quais tem origem animal", afirmou.

Numa futura missão, os peritos da OMS procurarão perceber que exposições a diferentes animais aconteceram para poder rastrear a origem do novo coronavírus.

"É algo em que estamos atualmente a trabalhar. Oferecemos [à China] o nosso apoio e temos vontade que aconteça", referiu.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infetou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.089 pessoas das 26.182 confirmadas como infetadas, e há 2.076 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

APN // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Jovens entre os 12 e os 18 anos estão impedidas de ir às aulas e professor pede ajuda internacional no Afeganistão

Quase quatro milhões de crianças, entre os 12 e os 18 anos, estão impedidas de ir à escola, no Afeganistão e, um professor pede ajuda internacional a pedir que instituições de todo o mundo possam dar-lhes aulas online para que consigam continuar a estudar.

Parlamento Europeu apela ao reforço das relações bilaterais com Taiwan

Bruxelas, 21 out 2021 (Lusa) - O Parlamento Europeu apelou hoje ao reforço das relações entre a União Europeia e Taiwan através de um possível acordo de investimento bilateral e manifestou "inquietação" sobre a beligerância militar "permanente" de Pequim em relação a Taipé.

Portugal desce para o oitavo lugar no ranking da FIFA

Zurique, Suíça, 21 out 2021 (Lusa) -- A seleção portuguesa de futebol desceu uma posição no ranking da FIFA e é agora oitava classificada, por troca com a Espanha, informou hoje o organismo máximo do futebol mundial.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.