Covid-19: Governo trabalha em três cenários distintos para a presidência portuguesa da UE

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 mai 2020 (Lusa) - A secretária de Estado dos Assuntos Europeus afirmou hoje que o Governo está a trabalhar em três cenários distintos na preparação da presidência portuguesa da União Europeia em função do grau de controlo da pandemia de covid-19.

Ana Paula Zacarias referiu este dado sobre o processo de preparação da presidência portuguesa da União Europeia, que se inicia em janeiro de 2021, em conferência de imprensa, em São Bento, no final da cimeira de líderes da União Europeia com os seis países dos Balcãs Ocidentais (Albânia, Bósnia-Herzegovina, Macedónia do Norte, Montenegro, Sérvia e Kosovo), que decorreu por videoconferência.

Em relação à preparação da presidência portuguesa da União Europeia, em ambiente de covid-19, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus procurou assegurar que, da parte do Governo nacional, "haverá a flexibilidade" que a atual presidência croata do Conselho "demonstrou agora" e que, no próximo semestre, a Alemanha "também seguramente demonstrará".

"Temos de nos adaptar às circunstâncias. Estamos a trabalhar neste momento com três cenários, um dos quais em que as condições são favoráveis, sendo possível viajar, embora mantendo ainda provavelmente distanciamento social e todas as questões de segurança. Teremos também de trabalhar num segundo cenário em que haverá mais videoconferências e não será possível realizar [presencialmente] todas as reuniões programadas", apontou.

Além do número de reuniões, nessa situação, o Governo português terá também de ter em atenção o número de participantes em cada reunião, assim como as salas, quer em Portugal, quer em Bruxelas.

Ana Paula Zacarias mencionou depois o terceiro cenário com que poderá confrontar-se a presidência portuguesa da União Europeia no primeiro semestre de 2021.

"Num cenário de pandemia muito idêntica à atual, teremos de possuir a flexibilidade de ter à nossa disposição todos os meios técnicos que permitam fazer tudo por videoconferência", acrescentou.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infetou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Em Portugal, morreram 1.089 pessoas das 26.182 confirmadas como infetadas, e há 2.076 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

PMF // SF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.