Covid-19: Túnel do Marão com menos 70% de tráfego em abril

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 06 mai 2020 (Lusa) - O Túnel do Marão registou uma quebra de cerca de 70% no tráfego durante o mês de abril devido às restrições na circulação impostas pelo estado de emergência, segundo dados da Infraestruturas de Portugal (IP).

Fonte da IP disse hoje à agência Lusa que as restrições à circulação determinadas no âmbito do estado de emergência, que vigorou entre 19 de março e 02 de maio, se refletiu "fortemente nos registos de tráfego dos últimos dois meses".

Em março, segundo a empresa, verificou-se uma quebra no tráfego superior a 30% face aos números do ano passado, sendo que, em abril, esta redução, por comparação com o período homólogo de 2019, se aproximou dos 70%.

A IP referiu que esta forte redução foi essencialmente do tráfego de ligeiros.

De acordo com a IP, relativamente à receita das portagens, nos primeiros quatro meses deste ano registou-se um total de cerca 2,8 milhões de euros de receita, um valor que representa uma quebra de 10% face ao obtido no período homólogo de 2019.

A empresa especificou que o impacto desta situação não foi visível na receita alcançada em março, mas provocou uma quebra superior a 50% no mês de abril, por comparação com o mesmo mês de 2019.

Em abril de 2019 o total da receita foi de 748 mil euros e, em abril deste ano, desceu para 357 mil euros.

A Autoestrada do Marão concluiu o prolongamento da Autoestrada 4 (A4) de Amarante a Vila Real, inclui um túnel rodoviário de quase seis quilómetros e foi inaugurada a 07 de maio de 2016, depois de sete anos de obra, três paragens nos trabalhos e do resgate pelo Estado.

Portugal encontra-se em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, o país contabiliza hoje 1.089 mortos associados à covid-19 em 26.182 casos confirmados de infeção.

PLI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.