Covid-19: Suspenso direito à greve se comprometer cuidados de saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 mar 2020 (Lusa) -- O decreto de estado de emergência, hoje proposto pelo Presidente, prevê a suspensão do direito à greve se tal "comprometer o funcionamento de infraestruturas críticas" ou a "prestação de cuidados de saúde" no combate à pandemia da Covid-19.

No texto da proposta de decreto do Presidente da República, entregue no parlamento, depois de receber o parecer positivo do Governo, é ainda aberta a possibilidade de as autoridades públicas requisitarem "colaboradores de entidades públicas e privadas, independentemente do tipo de vínculo" para se apresentarem ao serviço.

E poderão trabalhar numa "entidade diversa e em condições e horários de trabalho diversos", designadamente "no caso de trabalhadores dos setores de saúde, proteção civil, segurança e defesa" e ainda de "outras atividades necessárias para o tratamento de doentes, à prevenção e combate à propagação da epidemia".

Estão, igualmente, incluídas as atividades de "produção, distribuição e abastecimento de bens e serviços essenciais" ou ainda de "setores vitais da economia, à operacionalidade de redes e infraestruturas críticas e à manutenção da ordem pública e do Estado de Direito democrático".

 

 

NS // JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Sorteio sem totalistas mas 19 terceiros prémios 'aterram' em Portugal

Nenhum apostador conquistou o primeiro prémio do sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, não havendo assim nenhum felizardo a levar para casa 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eis a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já são conhecidos os números da sorte do sorteio EuroDreams desta segunda-feira. 

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".