Covid-19: Santander suspende cobrança de comissões nos canais digitais

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 18 mar 2020 (Lusa) -- O Santander Portugal anunciou hoje que vai isentar os clientes do pagamento de comissões nos canais digitais do banco, implementando ainda medidas para os comerciantes, referiu a instituição, em comunicado.

"Para todos os comerciantes, o Santander suspende a cobrança da mensalidade dos POS [terminais de pagamento] e isenta a aplicação de um valor mínimo sobre as transações efetuadas", adiantou o banco, acrescentando que, "para apoiar as transações 'sem contacto', o Santander suspende também a cobrança de todas as comissões do serviço MBWay no POS", de acordo com a mesma nota.

Para os particulares, a instituição "incentiva a utilização das suas plataformas digitais 'app' [aplicação] ou 'netbanco', efetuando pagamentos 'sem contacto', cómodos e seguros", sendo que, para isso "todos os pagamentos efetuados nos canais digitais encontram-se isentos".

O banco pede ainda para que "para nas compras presenciais" seja "privilegiada a utilização da tecnologia 'contactless'" e, para este efeito, "vai proceder à substituição de todos os cartões para a nova tecnologia sem qualquer tipo de comissões".

O Santander informou que "estas medidas estão em vigor durante pelo menos um mês".

Vários outros bancos já tomaram medidas semelhantes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 82.500 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.

ALYN // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.